No Ambrósio, mulheres são capacitadas para o mercado de trabalho em Projeto Restaurativo

O Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas (NMCPR) do Ministério Público do Amapá (MP-AP) desenvolveu mais uma ação na comunidade do Ambrósio, em Santana. Desta vez, foi realizado o curso de automaquiagem e designer de sobrancelhas em henna. 

As oficinas fazem parte do projeto “Comunidade Restaurativa”, que por meio de ações interinstitucionais, visa estreitar a relação entre o poder público, instituições privadas e a comunidade, além de promover a autoestima e capacitar os participantes para o mercado de trabalho. 

“O curso de maquiagem foi muito importante para minha vida, pois eu estava à procura de uma renda que pudesse complementar e ajudar em casa. Com a chegada desses cursos na comunidade, eu me prontifiquei a fazer. Em meio às dificuldades eu consegui concluir o curso, e posso dizer que foi maravilhoso. Agradeço ao Ministério Público que nos privilegiou”, disse Gleici, participante do curso. 

A promotora de justiça do MP-AP e coordenadora do NMCPR, Sílvia Canela, durante a capacitação, aproveitou para explanar sobre a necessidade da promoção da profissionalização. 

“O Projeto Comunidade Restaurativa trabalha para proporcionar à comunidade da área portuária de Santana cursos profissionalizantes, por meio das qualificações. Ainda, realizamos os círculos de diálogos para construir a cultura da paz. É gratificante ver a união dos parceiros nas ações desenvolvidas. Conseguimos formar 20 alunas em automaquiagem e 13 alunas em designer de sobrancelhas. São pessoas que a partir de agora terão uma possibilidade de renda”, pontuou a promotora de justiça Silvia Canela. 

Ao final foi realizado um círculo de diálogo com os participantes para que todos pudessem explanar o sentimento com relação a oportunidade recebida. 

A magistrada Carline Negreiros, do juizado especial de Santana, esteve na ação e ratificou que este é mais um passo dado dentro do projeto para o fortalecimento da comunidade.

Parceiros 
A ação é resultado da parceria realizada entre o Tribunal de Justiça do Estado (TJAP), a empresa Amapá Celulose S.A. (Amcel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Governo do Estado do Amapá (GEA), maquiadora Andressa Rocha, Top Internacional, Associação dos Moradores da Área Portuária (ACAP) e SOREIDOM. 

Benefícios 
Com o curso surge a possibilidade de uma profissão, uma renda extra no ambiente familiar, bem como, o empoderamento e a união para que eles possam contribuir na transformação social pela Justiça Restaurativa.

Comentários