Lei de combate ao Feminicídio receberá nome de Ediane Gomes

Três meses após a morte da pedagoga Ediane Gomes, um Projeto de Lei Municipal de combate à violência contra a Mulher, será apresentado a comunidade no próximo sábado, 30, às 18h, na quadra da Escola GPC, em Santana. 

A iniciativa é da vereadora Dra. Kátia Lima (PODE), que reunirá autoridades e a população para falar sobre o PL 2.003/2018, de sua autoria, que criará um grupo de trabalho itinerante para promover ações educativas sobre o tema, em escolas da rede pública municipal de ensino. 

A proposta parlamentar quer ampliar as ações de combate à violência no âmbito familiar, levando informações e esclarecimentos a comunidade escolar sobre os direitos, a valorização da mulher, igualdade de gênero e a importância de procurar órgãos de segurança e defesa da mulher em casos de abuso. 

“Reforçando o debate sobre o tema dentro das escolas, faz com que nossas crianças e adolescentes identifiquem relações abusivas. A ideia é levar, através de palestras, seminários, exposições e distribuição de cartilhas, informações para dentro das escolas, visando reduzir os índices de violência contra a mulheres”, acrescentou a vereadora. 

Sobre o nome do projeto, em memória a jovem santanense Ediane Gomes, a vereadora resgatou que o caso provocou uma comoção muito ampla e que a lei não poderia receber outro nome. 

“É uma forma de fazer um ato, de chamar atenção da sociedade sobre a violência que atinge a cada sete segundos, uma mulher. A cada duas horas, uma mulher é assassinada”, explica a parlamentar. 

O projeto contará com a parceria da Rede de Proteção a Mulher, que inclui Ministério Público, Conselho Municipal da Mulher, Defensoria Pública, Centro de Referência em Atendimento à Mulher e outros órgãos de segurança pública. 

Ediane foi morta pelo ex, que depois se matou
“Toda a comunidade está convidada a participar e conhecer como esse projeto será desenvolvido nas escolas”, concluiu Kátia Lima. 

O caso Ediane Gomes 
A santanense Ediane Oliveira Gomes, 29 anos, foi assassinada pelo ex-companheiro na manhã do dia 27 de dezembro em 2018, dentro da Escola Estadual Alberto Santos Dumont, no bairro Elesbão, onde trabalhava. 

O autor do crime, Jefferson Silva de Amorim, de 25 anos, disparou três tiros contra Ediane Gomes e depois atirou contra a própria cabeça, morrendo local.

Informações postadas no site amapa360.com

Comentários