Para início das aulas, até vereador é voluntário em mutirão de limpeza de escola em Santana

Mutirão contou com voluntários, incluindo vereador
Uma escola da rede municipal localizada na área norte de Santana recebeu um forte apoio neste domingo (24) de um grupo de voluntários que promoveu um grande mutirão para lavar, limpar, pintar, além de fazer pequenos reparos como instalações elétricas e de centrais de ar. 

Com cerca de dez pessoas voluntárias – em sua maioria jovens – a instituição privilegiada foi a Escola Municipal Fernando Rodrigues do Carmo, situada no bairro Fonte Nova. 

Vereador se prontificou de ajudar no mutirão
“Como as aulas já deverão iniciar nas próximas semanas, perguntei à algumas pessoas as possibilidades de me ajudarem na organização da escola, daí acabei recebendo diversos apoios”, disse a diretora da escola Gabriela Sousa, ao blog. 

Para surpresa da diretora, até o vereador de Santana Dr.º Fabiano se prontificou de entrar nessa ação. 

“Ele soube do meu pedido e se colocou à disposição para o que eu precisasse, então combinamos o dia e horário, e ele trouxe vários voluntários que não mediram esforço para irem logo limpando tudo que tinha na escola”, enfatizou a diretora. 

Limpeza e lavagem das salas e carteiras dos alunos
O mutirão de limpeza e organização das dependências do educandário durou a manhã e parte da tarde deste domingo (24), onde as salas de aulas foram todas lavadas, incluindo as carteiras de uso dos alunos, além da quantidade incalculável de materiais (muitos considerados descartáveis) que foram entulhados e recolhidos como lixo. 

O próprio vereador de Santana Dr.º Fabiano disse que sua contribuição como cidadão é apenas um ponto em relação à muita coisa que pode ser feita a favor da sociedade.

“Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste, motivada por sentimento de culpa. Voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil”, declarou o vereador. 

Junto com a ‘força-tarefa’ trazida pelo vereador, todos os materiais usados na limpeza do local – como vassouras, detergentes, luvas – foram arcados pelo edil, que se comprometeu de continuar contribuindo com outras ações na escola. 

“Estamos apenas aguardando uma posição da Secretaria de Educação sobre a demanda de alunos que deverão ser atendidos pela escola e o que podemos fazer em relação à sua estrutura, para assim fazermos mais uma limpeza geral e recebermos os nossos alunos”, finalizou a diretora. 

A Escola Municipal Fernando do Carmo atende cerca de 440 alunos, na faixa entre 6 a 12 anos, em dois turnos. A previsão do início das aulas está marcado para o próximo dia 07 de março.

Comentários