Em trecho movimentado de Santana, faixa quase apagada é remodelada para uso de pedestres

Faixa quase apagada oferecia risco às pessoas
Para o pedestre atravessar em alguns trechos da Rua Salvador Diniz, no bairro Dos Remédios I, em Santana, era preciso paciência e contar com o bom senso de alguns condutores. 

Mesmo posicionadas numa área reservada a passagem dos transeuntes, para muitos condutores os pedestres parecem invisíveis, assim como as faixas, que estão quase desaparecendo de tanto desgaste. 

“De manhã cedo, perto do meio-dia e no fim da tarde são os piores horários para o pessoal passar aqui. Tem que esperar um bocado para atravessar porque os motoristas não param. Se arriscar passar, é perigoso um acidente”, contou o autônomo Durval Magalhães, que trafega de bicicleta no local diariamente. 

No cruzamento da Travessa Atlântida com a Rua Salvador Diniz (em frente ao antigo Comercial Monte Castelo), nem mesmo uma quase inexistente faixa de pedestre ao lado da Escola Estadual Professor José Ribamar Pestana, sensibilizava os condutores. 

O movimento de estudantes e pessoas atravessando a via é praticamente constante, assim como o risco de atropelamentos. 

A doméstica Dinalva Ferreira, de 35 anos, conta que o horário da manhã é praticamente intrafegável atravessar o trecho. 

“Aqui é uma luta para atravessar. A gente dá com a mão, espera, mas a maioria não para. O perigo maior é na entrada e saída das crianças na escola”, reclamou a doméstica. 

Porém, a situação pode ser contornada ainda na semana, quando a referida faixa foi repintada, após uma indicação legislativa impetrada pela vereadora Socorro Nogueira (PT), que teria recebido várias reivindicações de pessoas que utilizam o trecho diariamente. 

“As faixas de pedestres ajudam fluir o trânsito com segurança principalmente agora que inicia o calendário escolar, onde vários alunos usam esse mecanismo para atravessar a rua”, explicou a vereadora, que também já solicitou a pintura de faixas em frente de outras três escolas de Santana. 

“Neste mesmo requerimentos foi solicitado a pintura de faixas em frente às escolas Afonso Arinos (Área Portuária), Piauí e Igarapé da Fortaleza (ambas no distrito do Igarapé da Fortaleza)”, finalizou.

Comentários