Moradores às margens do canal do Paraíso cobram limpeza imediata do local

Moradores exigem limpeza urgente para o canal
Diversos moradores de residem às margens do maior canal pluvial de Santana entraram em contato com o blog Santana do Amapá para fazer uma denúncia sobre a atual situação que se encontra o referido local. 

Localizado no bairro Paraíso, área norte de Santana, o canal possui quase 2km de extensão, cortando doze avenidas, estando atualmente com intenso acúmulo de lixo e matagal, atraindo assim malefícios a saúde pública da população que circunvizinha essas áreas. 

De exemplo é a dona de casa Edinete Cambraia, de 58 anos, que já está preocupada com as consequências que poderão ocorrer nos próximos dias em razão do período chuvoso está se aproximando. “Vai ser um lamaçal nessas ruas que ninguém terá condições de andar”. 

A doméstica salientou ainda que em anos anteriores, quando chovia na cidade, o canal sempre costuma transbordar. Ela falou também que o mau cheiro é muito forte durante as enchentes no canal, contribuindo nos problemas de saúde. 

“Fica insuportável de sentir aquele cheiro forte que sai do canal de tanta imundície. Estamos diante de um risco grande de adoecer e morrer”, prevê a doméstica. 

Já na Avenida Castro Alves, o servente o Adauto Morais disse que o canal “só é limpo quando a chuva aparece. Não tem quem aguente esse fedor, dá dor de cabeça e tira o gosto até nas refeições. Imagina comer sentindo esse cheiro”. 

A sua mãe, a aposentada Sebastiana de Souza Morais, de 68 anos, revelou ainda que faz quase cinco meses que o local não passa por uma total limpeza e que sempre aparecem ratos e baratas entrando em sua casa, que saem do referido canal. 

No início da semana, a Prefeitura de Santana informou que um plano emergencial já está sendo preparado para entrar em execução durante o período de chuvas neste final de ano.

“Já temos mapeado desde o ano passado os pontos de bairros que são mais afetados durante as chuvas, além de sabermos sobre outros locais que também podem sofrer com enchentes inesperadas”, disse o prefeito Ofirney Sadala, à imprensa, no início da semana.

Em relação à atual situação que se encontra o canal do bairro Paraíso, não foi possível localizar ninguém da Secretaria Municipal de Limpeza Pública para comentar sobre o assunto.

Comentários