Em exposição, escolas de Santana retratam a importância da harmonia e da inclusão social

Aconteceu na noite desta quarta-feira (28), no 3º piso do Macapá Shopping, a abertura da exposição fotográfica ‘Por Trás das Lentes’, que contou com a presença de diversas autoridades políticas e sociais de Macapá e Santana. 

A exposição reuniu uma extensa quantidade de registros fotográficos de estudantes de quatro instituições públicas de ensino de Santana (sendo três da rede estadual e uma municipal), ilustrando a participando de jovens e pré-adolescentes com deficiências. 

Para a coordenação do projeto, a realização da exposição é resultado de uma intensa luta que procura demonstrar o compromisso de se trabalhar por uma sociedade mais humana e igualitária. 

“Essa exposição surgiu com o objetivo de mostrar para a sociedade o que há de mais belo na singularidade de cada aluno com deficiência. Foram quase um ano de muita luta, persistência, correria, esforço e dedicação para chegarmos a esse resultado”, disse a professora Lau Pires, coordenadora do projeto. 

“Em meio às fotos, é possível observar com clareza e dedicação na arte produzida pelos alunos com deficiência, que buscaram inspiração no meio ambiente para mostrar consciência ambiental, talentos e habilidades, e para ser a porta de inclusão social e educacional”, continuou Lau. 

Com a participação das escolas Ribamar Pestana, Izanete Victor, Afonso Arinos e Gentila Nobre, o evento também contou com outras importantes parcerias, entre elas, do fotógrafo Sérgio Madureira, que disponibilizou seu profissionalismo para abraçar o projeto. 

O material produzido foi subsidiado pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de n° 083, da Promotoria de Meio Ambiente, em que a multa por infração ambiental foi transformada em compensação para incentivar projetos educacionais de cunho ambiental.

Os materiais expostos também fazem parte do Projeto “Meio Ambiente e Inclusão Escolar e Social de Pessoas com Autismo”, elaborado pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOP/AMB), na qual a exposição fotográfica é um dos projetos que foi patrocinado pelo referido TAC. 

Na ocasião, a promotora de justiça Ivana Cei comentou do papel que a entidade jurídica vem amparando dentro da sociedade. 

“Sempre tivemos de modo participativo em situações que vemos a necessidade de debatermos assuntos ligados à deficiência. Para nós, toda a sociedade deve se mostrar unida diante dos problemas que lhe rodeiam e enfrenta-lo para assim manter uma única opinião, positiva e esclarecedora”, destacou a promotora. 

Já o prefeito de Macapá Clécio Vieira – presente no evento – falou de projetos semelhantes que sua gestão vem desenvolvendo dentro do serviço público da capital. 

“Trabalhos desse tipo são exemplos para nós que já temos desenvolvidos várias parcerias para garantir os direitos e a integridade pedagógica e moral de nossas crianças, tanto que temos uma metodologia obrigatória em nossa rede de ensino voltada com exclusividade sobre a inclusão de deficientes e outros fatores excepcionais”, detalhou Clécio, em um trecho de seu discurso. 

A exposição fotográfica continuará no Macapá Shopping até nesta sexta-feira (dia 30).

Comentários