Nesta quarta-feira (31), o Centro de Ensino Madre Tereza (CEMT), realizou a culminância de dois projetos desenvolvidos durante todo o ano com a participação das turmas do 3º ao 9º ano e 1°série do ensino médio.
O projeto Ética e Empreendedorismo: preservar o meio ambiente que buscou disseminar entre os alunos as primeiras noções de empreendedorismo e o projeto Paradidático, uma iniciativa com a proposta de tornar a leitura uma prática prazerosa, indispensável ao desenvolvimento do pensamento crítico, autônomo e criativo dos estudantes.
Em sua primeira edição, o projeto Ética e Empreendedorismo: preservar o meio ambiente, envolveu a comunidade escolar em atividades e ideias ambientalmente corretas, com consumo consciente e o reaproveitamento de materiais, através do empreendedorismo.
“Nós trabalhamos a disciplina Filosofia voltada à ética, empreendedorismo e valores sociais, nosso projeto buscou estimular a educação ambiental e fazer com que nossos alunos aprendessem as primeiras noções sobre negócios, trabalhando em equipe. Isso foi gratificante para todos nós”, disse a professora Missilene Marques.
Com o apoio dos professores, os alunos fizeram a exposição de suas atividades.
A aluna do 6º ano, Maria Alencar, levou para a exposição objetos confeccionados a partir da reutilização de caixas de papelão e embalagens de papel, uma experiência que ela passou a adotar no dia a dia.
“Muitas vezes usamos e descartamos, sem saber que aquela embalagem pode ser reaproveitada. Toda a turma participou, se envolveu, os professores ajudaram dando referências e incentivando a pesquisa. Foi muito legal!”, disse a estudante de 12 anos.
O projeto Ética e Empreendedorismo, contou ainda mesas de exposição com comidas e pratos preparados a partir do reaproveitamento de alimentos em casa, além de utensílios, brinquedos e até joias, fabricados com materiais recicláveis.
Já o projeto Paradidático, reuniu os alunos para expor e apresentar na prática, os temas de cada leitura escolhida pelos professores. Obras como “Dom Quixote” do escritor espanhol Miguel de Cervantes, “Você é Livre”, “A Ariranha do Bico Torto” e a “A Terra do Povo da Graça”, foram leituras trabalhadas em sala de aula e apresentadas durante a exposição.
A aluna Atinda Maciel, de 15 anos, utilizou como ferramenta o Word Café, um experimento que buscou entre os alunos de sua turma, saber o que tinham aprendido sobre a leitura de Dom Quixote.
“Tivemos um bom rendimento, todos se envolveram bastante na leitura, aprenderam e hoje trouxemos o resultado do que foi feito”, comentou.
O projeto contou ainda com apresentações teatrais e vídeos.
Para a diretora pedagógica, professora Ana Mara Oliveira, são projetos inovadores que incentivam a autonomia de nossos alunos.
“São estratégias pedagógicas que proporcionam à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de trabalhar temas atuais e da nossa realidade, fortalecendo a construção de valores, além do enriquecimento do vocabulário, ortografia e visão de mundo”, concluiu a gestora.
Texto Andreza Sanches
a estudante de 12 anos do 6 ano e a maria aguiar
ResponderExcluir