Cemitério de Santana espera receber mais de 10 mil visitantes no Dia de Finados

Preparativos para o Dia de Finados
O Cemitério Municipal de Santana espera receber este ano mais de 10 mil visitantes até o Dia de Finados, comemorado na próxima sexta-feira (2). 

De acordo com o coordenador do local, Aziel Borges, este é o cemitério mais antigo da segunda maior cidade amapaense, com mais de quatro décadas de existência. No local, estima-se que estão enterradas mais de 30 mil pessoas. 

“Ainda estamos fazendo levantamentos de enterros desde o ano passado, mas já cadastramos oficialmente pouco mais de 12 mil sepultados (entre crianças e adultos), porém, acreditamos que este número deva ser bem maior, podendo chegar a 30 mil”, disse Aziel. 

Aziel Borges, coordenador do cemitério
Ainda de acordo com o coordenador, há vários dias que parentes de sepultados estão indo ao local, procurando realizar diversos serviços particulares. 

“A movimentação no local já é grande desde a semana passada, quando as famílias começaram a mandar pintar e reformar os túmulos. Na verdade, o cemitério é aberto o ano todo, mas nessa época de finados os familiares procuram visitar seus entes queridos. Com certeza nesta sexta-feira, o movimento será bem intenso”, prevê. 

O aposentado Jonas Amaral, de 78 anos, resolveu visitar o túmulo de alguns parentes nesta quarta-feira (31). Ele diz que prefere ir alguns dias antes do feriado para evitar tumulto. Para o aposentado, visitas ao cemitério são comuns mais nessa época do ano. Ele diz que vai ao local ao menos duas vezes por ano. 

“Vim agora que está mais calmo para ver a sepultura de um irmão, cunhada, dois sobrinhos e também da minha sogra. No Dia de Finados é muito tumultuado, mas se eu estiver com disposição, venho de novo. Costumo rezar pela alma deles com uma Ave Maria e um Pai Nosso”, diz Amaral. 

Cemitério passou por limpeza e pintura
Já a enfermeira Matilda Góes, de 52 anos, aproveitou a visita antecipada para colocar flores em uma das covas onde estão sepultadas as mais de 300 vítimas do naufrágio do ‘Novo Amapá’, ocorrido em 1981. 

Em razão de ter uma viagem agendada para esta quinta-feira (1º de novembro), a enfermeira resolver dar uma visitada ao cemitério da cidade, pois, tem parentes sepultados no local. 

“Minha tia morreu nesse naufrágio e aproveitei para pagar um serviço de pintura em duas covas onde estão sepultadas essas vítimas e limpar o túmulo do meu irmão”, disse. 

Os portões do cemitério estarão abertos a partir das 7h00 da manhã, com previsão de fechamento marcada para às 22h00. 

Durante este período, em especial aos fiéis católicos, estão marcadas a celebração de missas. Os atos religiosos deverão acontecer em horários distintos.

Comentários