Casos de malária no município de Santana reduzem em 40%, diz prefeitura

O número de casos de malária em Santana, distante cerca de 17 quilômetros de Macapá, reduziu 40% este ano, segundo a prefeitura. 

Mesmo com a diminuição, os índices ainda são considerados altos. Por essa razão, o município informou que vem concentrando ações nos bairros mais afetados e focando na prevenção. 

No fim do ano passado, a prefeitura de Santana decretou situação de emergência depois de registrar mais de 3,4 mil casos da doença, um aumento de mais de 100% em relação a 2016, que registrou 1,3 mil pessoas doentes. 

Os novos dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam uma diminuição este ano. De janeiro até a sexta-feira (26/10) foram registrados 1,4 mil casos. O titular do órgão, Rosivano Albuquerque, considera a queda resultado das ações nas escolas e nas áreas mais afetadas. 

“Nossas equipes intensificaram os trabalhos em pontos onde ocorria o maior número de casos, que era a Ilha de Santana, e a gente conseguiu, com os dados do segundo quadrimestre, perceber que tem funcionado. Conseguimos reduzir de cerca de 1.920 casos para 1.400”, explicou. 

O secretário também disse que cinquenta novos agentes de endemias atuam no município depois de uma parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde. O foco agora é a prevenção. 

“Conseguimos melhorar a manutenção de veículos, garantia de combustível, estamos encerrando a aquisição de bombas, EPIs, uniformes, que serão entregues ainda este ano. Agora, intensificamos ainda mais os trabalhos, principalmente na zona rural e já havíamos feito ações preventivas dentro das escolas em bairros mais significativos, como Fé em Deus, Parque das Laranjeiras, Fonte Nova, Jardim de Deus”, finalizou.

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários