Programa ‘Educação Para a Paz’ é lançado em Santana

Nesta quinta-feira (27/09), o Núcleo de Práticas Restaurativas do Ministério Público do Amapá participou do lançamento, no município de Santana, do programa Educação para a Paz (Epaz), coordenado pelo Governo do Estado (GEA). 

O evento foi realizado na Escola Estadual Augusto Antunes e renuiu a comunidade escolar de diversas unidades de ensino, além dos parceiros do programa. 

O Epaz foi criado pela Lei Estadual 2.282/2017, com o propósito de reunir uma rede articulada de instituições públicas e privadas para disseminar a cultura de paz nas escolas e, dessa forma, contribuir para prevenir a violência e melhorar os índices educacionais.

Dentre as ações desenvolvidas, destaque para o projeto Escola Restaurativa, resultado da parceria entre o GEA, MP-AP e o Tribunal de Justiça do Estado (TJAP), que tem por objetivo a implantação da pedagogia relacional restaurativa nas escolas, assim como a formação continuada para todos os professores da rede de ensino Estadual, para que os professores possam atuar como facilitadores de círculos e multiplicadores em sala de aula.

A coordenadora do Núcleo de Práticas Restaurativas, promotora de Justiça Silvia Canela, entusiasta do programa, comemorou o resultado do trabalho e o reconhecimento, pela SEED, da importância dos métodos restaurativos como ferramenta eficaz para pacificação de ambientes em conflito e instrumento de transformação social. 

“Vocês não fazem ideia do quanto estou feliz hoje. Eu tenho um amor muito grande pela escola e fico emocionada quando vejo crianças e adolescentes desenvolvendo essas competências tão maravilhosas. Os círculos restaurativos resgatam o que há de melhor dentro de nós, transformando o paradigma do conflito no paradigma do diálogo e entendimento, gerando empoderamento, senso de pertencimento e engajamento de todos na construção de um ambiente mais saudável. Quando aprendemos a estabelecer verdadeiras conexões com o outro, abrimos as portas para um relacionamento saudável e construtivo. Nosso projeto ganha mais força e tenho certeza que vamos continuar colhendo resultados extremamente positivos”, disse a promotora. 

Para mensurar os resultados do programa, a SEED e o Centro de Gestão da tecnologia da Informação (Prodap) desenvolveram o Sistema Educapaz, que poderá ser utilizada pelas escolas para registros de situações de violência, como bullyng e agressões, o que permitirá o monitoramento permanente e a avaliação dos resultados. 

O incentivo do MP-AP foi destacado pela titular da SEED, Goreth Souza, como determinante para a criação do programa Epaz. 

“Também estou muito feliz e me sinto realizada nessa manhã maravilhosa. Lembro que há cerca de um ano e meio eu pude conhecer o trabalho do Núcleo de Práticas Restaurativas e, naquela ocasião, nos comprometemos a realizar esse trabalho no município de Santana e, hoje, já é uma realidade. Esse programa deve de ser de Estado e não de governo, para que não haja interrupção. Todos estão de parabéns e lembrem-se de que cada um pode e deve ser um embaixador da paz”, estimulou. 

Embaixadores da paz 
Alunos e professores das escolas estaduais São Paulo; Elizabeth Picanço; Joanira Del Castillo; Everaldo Vasconcelos; Waldecy Correa, Rodoval Borges; Ana Dias; Novo Horizonte; Francisco Walcy e Osvaldina Ferreira também participaram do lançamento e fizeram belas apresentações culturais com música, dança e poesia, explorando - em múltiplas linguagens - o tema da paz. 

O coordenador- geral do Epaz no município de Santana, professor Jorge Carmona (voluntário do Núcleo de Práticas Restaurativas do MP), bem como os demais coordenadores, por escola, tomaram posse, para que possam dar continuidade ao programa em cada unidade de ensino. 

Dentre as manifestações, o estudante do 8º ano da escola Joanira Del Castillo, Davi da Silva, reforçou o papel de cada indivíduo na construção de um mundo em quehaja mais amor e respeito entre as pessoas. 

“Penso que nem precisaríamos de uma lei para instituir a paz. Deveríamos pensar um pouco mais nas pessoas que estão ao nosso redor, por exemplo, nossos vizinhos e colegas da escola. Quem sabe assim, veremos que podemos mudar nossas atitudes e encontrar a paz”, salientou o estudante. 

Participaram, ainda, do lançamento a secretária municipal de Educação de Santana, Carmem Marinho; a juíza Larissa Noronha, titular da Vara da Infância e Juventude de Santana; o diretor da Escola Augusto Antunes, Adaelson Farias, e a comunidade escolar.

Comentários