Prevenção contra a doença de chagas em Santana recebe reforço

Batedeiras levantaram suspeitas sobre a doença
Representantes do Estado receberam, na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a equipe de vigilância sanitária do município de Santana para alinhar ações coordenadas de prevenção e tratamento dos casos de Doença de Chagas registrados nas últimas semanas.

Ficou acordada a intensificação na fiscalização e mapeamento das batedeiras de açaí em todos os bairros de Santana – locais de origem da contaminação – bem como a disponibilização de técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) no monitoramento e trabalho de diagnóstico laboratorial de possíveis infectados. 

Além disso, os pacientes que necessitam de avaliação cardiológica terão prioridade na marcação ambulatorial do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL). 

Surto 
Na semana passada foram diagnosticados no bairro Hospitalidade, em Santana, nove casos de Doença de Chagas. Em Macapá, também há registros da doença, como no Conjunto Habitacional Macapaba, zona norte da cidade. 

Ao todo, são quinze casos até o momento nos dois municípios mais populosos do Amapá. Todos estão relacionados com o consumo de açaí contaminado de batedeiras que não estão adequadas às normas técnicas de higiene e controle de qualidade do produto. 

O diretor de vigilância laboratorial da SVS, Nahon Galeno, informou que os diagnósticos de todos os casos foram realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). 

“Os novos casos suspeitos serão encaminhados também para exames no Lacen, que é o laboratório de referência no Estado para diagnóstico”, explicou Galeno. 

Vigilância 
De acordo com o diretor executivo da SVS, Emanuel Bentes, o registro de casos da doença por contaminação no consumo do açaí está dentro do quantitativo dos últimos anos, mas é preciso que os municípios reforcem as ações educativas e de orientação com a população e com quem realiza a comercialização do produto. 

“É sabido e comprovado que a transmissão está se dando por via oral, principalmente pela ingestão do açaí. Uma das medidas preventivas é trabalharmos com as vigilâncias para que intensifiquem as ações de fiscalizações e monitoramento das amassadeiras do produto. Principalmente as que são familiares, que não cumprem as normas técnicas”, disse Bentes. 

Registros 
Em 2017, foram registrados 32 casos da doença no Amapá. Desses, 28 em Macapá e três em Santana. Este ano, são 27 casos até o momento. 

Entre os casos do ano passado, houve 3 óbitos. Um no município de Santana, um em Vitória do Jari e um em Pracuúba. Em 2018, não há nenhum óbito. Os dados são do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan). 

Passo a passo do atendimento 
Pessoas com suspeita de ter contraído doença de chagas devem realizar o seguinte procedimento: 

1) O atendimento inicia em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios. O médico irá solicitar um exame específico, que deve ser realizado conforme orientação. 

2) De posse do resultado, o usuário retornará ao médico na UBS e, caso positivo, será encaminhado para o Centro de Referência de Doenças Tropicais (CRDT) para dar início ao tratamento e acompanhamento com especialista. 

3) Os pacientes diagnosticados com a Doença de Chagas que necessitam de avaliação cardiológica terão prioridade junto a marcação ambulatorial do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) e devem apresentar o encaminhamento do médico infectologista, com a carteira de identidade e o cartão do SUS. 

4) Caso o paciente precise de avaliação de urgência, será referenciado ao Hospital de Emergência (HE) para o devido atendimento. Os pacientes de Santana poderão agendar a consulta com o cardiologista no próprio município, na Policlínica Alberto Lima. 

A doença 
A Doença de Chagas é transmitida ao homem pelo protozoário Trypanosoma Cruzi. Entre os sintomas estão inchaços e febre, que podem ser leves ou durar muito tempo. 

Caso não seja tratada logo, pode haver insuficiência cardíaca congestiva. O tratamento se concentra no uso de medicamentos que matam o parasita e no controle dos sintomas.

Comentários