Nove casos de doença de Chagas são registrados em um mês em Santana

Suspeita da doença estaria no açaí contaminado
Somente no mês de agosto, nove casos de doença de Chagas foram registrados no município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. Cinco desses pacientes fazem parte de uma mesma família. 

A maioria dos casos surgiu no bairro Hospitalidade. Duas pessoas doentes vieram do Afuá, interior do Pará. 

A suspeita da secretaria de saúde do município é que a doença tenha sido transmitida através do consumo do açaí contaminado pelas fezes do inseto barbeiro. 

Para o titular da pasta, Rosivano Albuquerque, a distribuição demasiada do produto no período de alta safra pode ter influenciado em irregularidades na manipulação do fruto.

Samara e o filho Pedro, de 8 anos, que está doente
“Estamos entrando nesse conceito de que houve a questão da alta safra, inclusive, soubemos que estavam dando açaí. Começamos a suspeitar que havia algumas empresas que trabalham na manipulação sem passar por todos os procedimentos técnicos necessários”, alertou o gestor. 

Cerca de vinte batedeiras de açaí foram notificadas pela Vigilância Sanitária por diversas irregularidades. Numa delas foi identificado que não se filtrava a água e que o açaí ficava próximo de animais. 

Os lugares fiscalizados, segundo a Vigilância, não atendiam ao mínimo da exigência de cuidados com a higiene. As empresas receberam um prazo para se regularizarem, caso isso não ocorra, ficaram sujeitas a aplicação de multa ou até mesmo a interdição. 

A santanense Samara Jardim conta que o filho Pedro, de 8 anos, foi o primeiro da família a sentir os sintomas da doença, como febre e dor de cabeça e nas articulações, além de tontura. O caso chegou a ser confundido com outras doenças, mas o resultado deu positivo para Chagas. 

Cerca de 20 batedeiras de açaí foram notificadas
“É muito desesperador, muito difícil. Até porque a gente sabe o que a doença pode trazer pra ele e o acompanhamento é para o resto da vida. É preciso controlar para a doença não avançar”, disse. 

Duas tias e os avôs de Pedro também foram diagnosticados com a doença, que pode causar insuficiência cardíaca congestiva. 

Núbia de Freitas, tia do garoto, teve lesões no coração devido a falta de tratamento ao pensar que estava sofrendo de outra doença. 

“A gente fez cardio e bateu eletro também. E aí, a médica disse que afetou um pouco o coração, porque ficou bem machucado devido os vários dias que passamos com a doença, sem saber o que era”, relatou Núbia. 

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários