Virada Afro Cultural agita a cidade de Santana

Programação começa nesta sexta-feira (29)
A segunda maior cidade do Amapá já está no pique da Virada Afro Cultural, realizada pela Fundação Cultural Palmares (FCP). Embora a programação oficial aconteça da sexta-feira (29) a domingo (1º), várias atividades já ocorrem no município. 

A solenidade de abertura será nesta sexta-feira, às 17h, na Feira AfroCultural, na Avenida Santana, e contará com a presença do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira. 

Nestas terça-feira (26) e quarta-feira (27), foi realizada na Casa do Idoso a Qualificação de Professores, Gestores Educacionais e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino por meio do projeto Conhecendo nossa história: da África ao Brasil. 

Haverá feira com empreendedores negros
Esta iniciativa da Fundação Palmares, em parceria com a prefeitura local e o Ministério da Educação (MEC), promove a educação da cultura afro-brasileira nas escolas junto com a discussão de temas importantes para a população negra, como racismo, intolerância religiosa e promoção da mobilidade social. 

De quinta-feira (28) a sábado (30), Januário Garcia ministra a Oficina de Fotografia em Celular, também na Casa do Idoso, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na sexta-feira, o fotógrafo faz um passeio com os alunos para uma aula prática usando os conhecimentos adquiridos. No sábado, às 18h, Januário inaugura sua exposição Herança Viva, no mesmo lugar da oficina. 

Naná Martins está na programação da Virada Afro
Música 
As apresentações artísticas integram outro importante momento da Virada. No sábado, a partir de 18h, na Avenida Santana, grupos culturais locais animam o público. Às 22h, sobem ao palco as cantoras Naná Martins, de Alagoas, e Grazzi Brasil, ex-participante do programa The Voice Brasil, da Rede Globo. 

Em seguida, o tempero baiano agita a Virada. O grupo Olodum promete chacoalhar os amapaenses com a força dos seus tambores. À meia-noite, Margareth Menezes fecha a festa. Com mais de três décadas de carreira, a cantora e compositora mostra a força das raízes afro em sua combinação de gêneros como samba, pop, axé e reggae. 

Outra capacitação da Virada Afro Cultural é o Curso de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais, na Casa do Idoso. Uma das grandes lacunas na área cultural no Brasil diz respeito justamente à dificuldade dos agentes desenvolverem seus projetos de acordo com as exigências legais, o que muitas vezes termina na desclassificação e, consequente, impossibilidade de captação dos recursos. 

Serviço 

3ª Virada Afro no Amapá 
Dias: de 29 de junho a 1º de julho (sexta-feira a domingo) 
Hora: a partir das 17h 
Local: corredor da Avenida Santana, no Centro da cidade 

Oficinas 

Fotografia em Celular 
Datas: de 28 a 30 de junho (de quinta-feira a sábado) 
Hora: das 8h às 12h e das 14h às 18h 
Local: Casa do Idoso 

Curso Elaboração e Gestão de Projetos Culturais da Escola Olodum 
Dia: 28 de junho (quinta-feira) 
Local: Casa do Idoso 
Hora: 10h 

Exposição Herança Viva 
Dia: 30 de junho (sábado) 
Hora: 18h 
Local: Casa do Idoso 

Programação cultural 

29 de junho – sexta-feira 
17h – abertura da Feira AfroCultural, na Av. Santana 
24h - Show do Grupo Olodum 

30 de junho (sábado) 
18h - grupos culturais locais 
22h – shows de Naná Martins e Grazzi Brasil 

1º de julho (domingo) 
24h - Show de Margareth Menezes

Comentários