Novo espaço reconhece e valoriza pescadores de Santana: “Eles fomentam nossa economia”

Em meio a um discurso curto, mas firmemente direcionado à classe de trabalhadores que desenvolvem ações na área pesqueira, o vereador de Santana Dr. Fabiano foi uma das muitas autoridades que também reconhece a importância da categoria para a economia do segundo maior município amapaense. 

Ele esteve presente entre centenas de pessoas e outras autoridades políticas durante a entrega da Casa do Pescador, ocorrido no final da tarde desta sexta-feira (30/06) na Ilha de Santana. 

Para Fabiano, o local demonstra o valor que se coloca dos trabalhadores que diariamente contribuem com o desenvolvimento e a economia da cidade. 

“São pessoas que não apenas fomentam nossa economia, como também desenvolvem inúmeros serviços de apoio comunitário”, disse o vereador santanense, que também reconheceu o papel de outras autoridades para a concretização da referida obra. 

“Não é apenas o Governo do Estado, mas as entidades que amparam essa categoria que estão de parabéns pela iniciativa de valorizar o trabalhador ribeirinho que muito faz pelo nosso povo”, disse. 

A Casa do Pescador é tida como a maior construída com recursos públicos no país. Autor da emenda parlamentar que possibilitou a sua construção foi o ex-deputado federal Bala Rocha que fez alguns comentários sobre o empreendimento. 

“Trata-se de uma belíssima obra que contempla não apenas a Ilha de Santana, como também todo o município e as comunidades ribeirinhas, com amplas salas para informática, atendimentos médicos, psicológico, jurídico e social, construída pelo governo do estado por meio de uma emenda parlamentar que destinei entre 2012 e 2013, o que mostra que infelizmente o processo de liberação de emendas é muito lento, pois a obra só está se tornando realidade agora em 2018; de qualquer maneira deu certo, o nosso objetivo foi cumprido e Santana ganha a maior Casa de Pescador do Brasil feita com recursos públicos do Brasil”, comemorou Bala Rocha, arrematando: 

“Aqui estamos inovando, tem auditório para cerca de 200 pessoas e vai ter o trapiche também, que está sendo construído, permitindo o acesso direto de embarcações na Casa, que conta, ainda, com espaço amplo ao redor do imóvel para construir outros benefícios, como área de lazer e uma escola de pesca, por exemplo. Quero parabenizar a Colônia de Pescadores, todos os pescadores amapaenses em nome do Vivaldo e do Raimundo Nobre. A programação de inauguração é ampla, com atendimento médico e social durante todo o dia e à noite toda será de festa, com um forrozão psara comemorar essa grande conquista de todos os amapaenses”, disse. 

Situado na Ilha de Santana, o novo espaço tem sete salas distribuídas, onde estarão lotados serviços de assistência social, jurídica, além de oferecer serviços técnicos relacionados à área de pesca. 

O local também conta com um auditório para mais de 200 pessoas a ser utilizado em programas de atendimento social e de saúde, reuniões e congressos da categoria.

Comentários