Nova Brasília: Primeiro bairro projetado pelo governo amapaense completa 40 anos

Bairro surgiu no final da década de 1970
Em maio de 1978, há exatamente 40 anos atrás os moradores da antiga “Vila Cutaca” ou “Vila da Brumasa”, como era também conhecida, estavam sendo transferidos para o primeiro bairro projetado por um Governo no Amapá. 

Mas qual o objetivo dessa remoção dos moradores? Construir um porto que traria o desenvolvimento para o então Território Federal do Amapá. Como era infraestrutura do novo bairro? 

No governo do presidente Ernesto Geisel (1974-1978) surgiria os primeiros grandes projetos para o desenvolvimento da Amazônia e o desafogamento do Centro-Sul do país que já sofria com uma migração regional desordenada, onde milhares de nordestinos iam em busca de empregos nas grandes cidades. 

1977: Planta urbanística do bairro Novo de Santana
Um dos principais planos daquele governo era a abertura de estradas e portos para a integração da Amazônia com o Brasil o mundo. 

E assim aconteceu. Começou a abertura da histórica transamazônica que iria “cortar” a Região Norte a Sul, Leste a Oeste, sendo que a Perimetral Norte faria parte desse arrojado projeto que iria ligar o então Território Federal do Amapá com os Estados do Pará e Roraima. 

Em dezembro de 1975, o então governador do Amapá Capitão Arthur Henning firma uma parceria com a Prefeitura de Macapá, que tinha por objetivo o melhoramento urbanístico de um extensa área localizada na Vila Dr.º Maia (em Santana) que ali iria receber centenas de famílias que seriam deslocadas da zona portuária, onde seria posteriormente erguido as instalações administrativas da Portobrás. 

Joanira: Primeira escola do bairro Nova Brasília
Após um intenso trabalho de demarcação dos lotes q serem doados para os novos moradores, houve a questão dos denominados “equipamentos urbanos” como a infraestrutura do local, que seriam implantados a longo prazo. 

Somente no início de maio de 1978, que cerca de 420 famílias que antes residiam na área da antiga Vila Cutaca, seriam remanejadas para a nova área existente na Vila Dr.º Maia, que inicialmente seria chamado de “Bairro Novo”. 

Passado alguns meses, e por reconhecerem a participação do Governo Federal – juntamente com o apoio do governo local – o bairro passaria a ser chamado de Nova Brasília, numa homenagem à Capital Federal, em razão de sido o primeiro bairro projetado pelo governo da época, oferecendo aos seus moradores, casas construídas de madeira e compensado, cobertas com palhas. 

As poucas melhorias logo recebidas foram a água encanada e tratada pela empresa de abastecimento (Caesa), uma rede estável de energia elétrica e uma área destinada para a prática do desporto chamada de Módulo Esportivo de Santana. 

Somente na década seguinte (1980) já passariam a surgir outros melhoramentos como a instalação do primeiro educandário (Escola Joanira Del Castillo), construção da feira livre e a extensão de novas ruas e avenidas no bairro. 

Em meados da década de 1990, o bairro já somava a existência de quase 10 mil habitantes, duas escolas, um posto de saúde e duas áreas de lazer.

Comentários

Postar um comentário