Projeto “Anjos da Saúde” realiza atendimento no bairro mais isolado de Santana

Moradores procuraram pelos serviços do Projeto
Os moradores que residem no bairro Jardim Floresta, na zona norte do segundo maior município do Amapá, receberam na manhã deste sábado (24) uma valiosa ação coordenada pelos “Anjos da Saúde”, contendo vários serviços na área da saúde. 

Apesar da chuva forte, o centro comunitário do bairro – onde ocorreu o evento – recebeu muitas pessoas, que procuraram por orientação e atendimento médico. 

A ação conjunta, realizada numa parceria entre a Associação de Moradores do bairro e o Projeto “Anjos da Saúde”, ofereceu durante toda a manhã os serviços médicos de aferição de pressão e glicemia capilar, coleta de PCCU, renovação de receitas, atualização de cartão de vacinação, além de encaminhamentos, odontologia e testes rápidos. 

Odontologia foi bastante procurada pelos moradores
Mais de 120 atendimentos foram efetuados durante a presença dos “Anjos”, que é composto por cerca de 30 profissionais voluntários, todos da área da saúde, entre eles: odontólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem e agentes de saúde. 

Procura Considerável 
O ex-feirante Joacir Pinheiro foi uma das pessoas atendidas durante a ação, além da esposa Rilda (grávida de seis meses), na qual o casal reside no bairro e se sentiu satisfeito com o que ouviram do médico. 

Exames como testes rápidos foram realizados
“Já tive que sair duas vezes aqui do bairro durante a noite e me virar de alguma maneira para arranjar um carro que pudesse levar minha esposa ao hospital, mas vendo uma ação dessas, fico mais aliviado para explicar as condições que ela tá passando por estar grávida”, relatou com satisfação o ex-feirante. 

Após passar por uma triagem e ser consultada pelo médico do Projeto, Rilda recebeu atendimento médico e uma prescrição, considerada essencial para o reestabelecimento de sua saúde e da sua gestação. 

O autônomo Manoel Benedito também aproveitou a oportunidade. Aos 46 anos, ele diz que há algum tempo não fazia exame que detectasse qualquer alteração sanguínea. 

“A gente acha que está forte e que não precisa se cuidar. Custo a fazer o exame, também pela falta de tempo. Por isso é importante ações como esta. Saí pra fazer umas compras e vi a ação, já parei aqui e fiz. Facilita muito a vida da gente”, comentou. 

Para a presidente do bairro Vera Costa, a ação veio em um momento importante para a comunidade, que não requer de condições institucionais da região para usufruírem de tais serviços. 

Líder Vera Costa sendo atendido durante a ação
“Houve uma ação antes no bairro, mas essa veio no momento certo, devido esse período chuvoso onde as doenças são mais expostas e consideradas de alto risco para os nossos moradores”, considera a presidente do bairro. 

Atendimentos 
A própria líder comunitária Vera Costa foi quem também prestigiou dos serviços oferecidos na ação, devido ter sofrido um acidente automobilístico há cerca de um mês no bairro Central de Santana. 

“Ele (o médico) avaliou o raio-X e constatou se há necessidade de cirurgia ou não, isso demonstra a importância de um projeto desses para um bairro isolado como o nosso”,disse.

Segundo o coordenador do Projeto Dr.º Victor Amoras, a ideia da ação é facilitar o acesso à saúde para comunidades desfavorecidas desses serviços públicos. 

Centro comunitário do bairro serviu para o evento
“Fazemos esse atendimento à população e também a avaliação as condições sociais que eles vivem, onde detectamos a presença de vários tipos de doenças que poderiam ser eliminadas se houvesse uma atenção mais assistida pelas autoridades competentes, o que nem sempre é o que acontece”, explicou Victor. 

Jardim Floresta 
Localizado numa área onde seria construído um cemitério municipal, o bairro surgiu no final de 2013, após ser invadido por famílias que diziam não ter condições de adquirirem um “pedaço de terra”, se mantendo no local sob aval do prefeito da época Robson Rocha. 

Profissionais voluntários envolvidos na ação
A área fica fora dos limites urbanos do município, sendo atualmente considerado um bairro conforme a Lei Municipal 039/2016, mas não dispõe de escolas e posto de saúde, itens básicos do serviço público municipal. 

Contendo mais de 900 famílias espalhadas no local, possuem um sistema de abastecimento isolado de água e energia elétrica estável, porém, o acesso é limitado por um ramal que cruza pela antiga ferrovia Santana-Serra do Navio, sendo o principal atalho de acesso é somente pela Rodovia Duca Serra (na altura do Trevão que dá acesso do Rio Matapí). 

Não sendo diferente de outros bairros que são oprimidos pelo descaso do poder público, o bairro Jardim Floresta também sofre por promessas de dias melhores, segundo alega os próprios moradores. 

“Lutamos a cada dia para tornar esse bairro um lugar bom desse viver e tendo os serviços necessários para os moradores, como escola para as crianças e um posto que possa suprir nossos anseios, mas infelizmente as autoridades somente nos procuram quando querem voto”, relatou a doméstica Ana Letícia, que procurou atendimento durante a ação.

Comentários