“Transição da Anglo para a Zamim foi fraudulenta”, diz Randolfe em Londres

Senador Randolfe durante evento em Londres
Um momento considerado mais do que histórico para a ocasião, não foi apenas a participação do senador brasileiro Randolfe Rodrigues (REDE-AP) durante o Brazil Week-2018, como também seu marcante discurso relacionado às empresas mineradoras que estiveram em atividades por quase uma década seu Estado. 

Por quase uma hora, o senador relatou um pequeno histórico ligado às empresas britânicas Anglo American e a indiana Zamim, que estiveram entre o período de 2007 a 2014 no comando das explorações minerais no Amapá, e a posição tomada pelas mesmas durante um processo de transição técnico-administrativo bastante “estranho” para os olhos das autoridades judiciais do Amapá. 

“O Ministério Público tem forte convicção que a transição da Anglo American para Zamin foi fraudulenta, causando sérios danos à economia, ao meio ambiente e ao povo do Amapá”, disse o senador amapaense, diante de dezenas de autoridades e da imprensa internacional. 

Porto da Anglo desabou em março em 2013
Além desses prejuízos citados, Randolfe também destacou outros danos na área financeira do Estado. 

“Estima-se que as dívidas deixadas por essas duas empresas no Amapá seja em mais de R$ 1 bilhão, contando dívidas com mais de 30 fornecedores (diretos e indiretos) e falta de recolhimento de tributos nacionais”, pontuou. 

O senador ainda lembrou a trágica situação vivida por familiares de funcionários das mineradoras que morreram em um desabamento do porto de Santana em março de 2013, quando a Anglo American ainda operava ativamente o sistema da região. 

“Acuso aqui a Anglo pela morte desses operários durante o serviço de embarque de minério e não terem indenizado seus familiares, que até hoje sofrem com essas perdas”, disse. 

Membros que acompanham a comitiva do senador Randolfe Rodrigues na Europa informaram pelas redes sociais que o parlamentar continuará essa semana participando e encontros e eventos na Inglaterra.

Comentários