“Servir e Proteger”: Os heróis da vida real completam 20 anos de criação em Santana

Batalhão da PM de Santana: 20 anos de criação
Em 1997, o então 3º Batalhão de Polícia Militar, criado através do decreto nº. 0080, de 31 de Maio de 1991 com sede no município de Santana, ao qual tinha como atribuição a área de policiamento de todo o interior do Estado do Amapá, ou seja, com exceção do município de Macapá, ficava responsável pelo policiamento nos demais municípios do Estado; sofreu uma divisão, dando origem a dois batalhões distintos. 

Onde o primeiro, no caso, 3º Batalhão de Polícia Militar, passou a exercer atividades de Polícia Ambiental, com a responsabilidade de executar este tipo de policiamento em todo o Estado e executar também os outros tipos de policiamento em todo Estado, com exceção dos Municípios de Macapá e Santana e o outro Batalhão veio através do Decreto nº. 0188/98, de 30 de Janeiro de 1998, denominado de 4º Batalhão Policial Militar, ao qual foi atribuída a responsabilidade do policiamento no Município de Santana. 

Heróis presentes no dia-a-dia dos santanenses
Em 2005, com a implantação do 7º BPM, o 4º Batalhão teve sua área de responsabilidade de policiamento aumentada, passando executar o policiamento ostensivo em parte do Município de Mazagão, especificamente em Mazagão Novo, tendo limite o distrito de Carvão. 

Criado dentro de um projeto de expansão da Polícia Militar, o 4º Batalhão tem como atual Comandante o Tenente-coronel Aldinei Borges de Almeida. 

Está sediado em Santana, município a pouco mais de 20km da Capital, Macapá, tendo um efetivo de aproximadamente 280 policiais, é responsável pelo policiamento de uma área que abrange o município de Santana, bem como algumas localidades rurais deste município, cobrindo uma área com aproximadamente 110 mil habitantes.

Comentários