Projeto de pesca artesanal em Santana recebe apoio do Ministério Público Estadual

A coordenadora do Centro de Apoio O peracional do Meio Ambiente (CAOP-Ambiental), promotora de Justiça, Ivana Cei, reuniu nesta quarta-feira (24/01), com Denei de Oliveira, gerente administrativo da Cooperativa de Peca de Santana, Vivaldo Sena; presidente da Colônia de Pescadores de Santana e com o presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Gestão de Carbono (Instituto CO2 Zero), Marcus Andrey Vasconcellos. 

Durante o encontro foi apresentado, à membro do MP-AP, o projeto que objetiva profissionalizar a área pesqueira da Ilha de Santana e a estruturação da cadeia produtiva da pesca artesanal no estado do Amapá. 

O projeto visa estruturar e capacitar pescadores que estão em contato com o comércio pesqueiro, tanto para recebimento, processamento e comercialização da mercadoria, além de construir frigoríficos, fábrica de gelo e um sistema biodigestor para tratamento de fluentes. 

De acordo com os idealizadores, uma das prioridades é a construção de um complexo chamado “Casa do Pescador” para formação e desenvolvimento profissional e estruturação para atender pescadores e alunos do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Amapá (UEAP). 

O gerente Administrativo da Cooperativa de Santana, reforça que a ideia é fortalecer a área pesqueira e instalar uma linha de microcrédito para atender aos pescadores, e que tenham acesso à compra de insumos. 

“O projeto foi adaptado a partir de pesquisas direcionadas à área de logísticas em que constataram a baixa no orçamento econômico do produto pesqueiro. Isso ocorre por falta de infraestrutura adequada e a formação dos profissionais da área”, completou Denei de Oliveira. 

“Nossa preocupação é deixar um legado para as próximas gerações que estão por vir. Hoje os filhos de pescadores já não querem trabalhar com a pesca, por falta de estrutura e incentivo”, finalizou o presidente do Instituto CO2 Zero, Marcus Vasconcellos. 

A promotora Ivana Cei ressaltou que a valorização da pesca é imprescindível para geração de empregos e desenvolvimento da profissionalização local e o MP-AP, será parceiro do projeto para que a execução seja realizada o mais breve possível. 

“O MP-AP poderá ser um braço de apoio para a formatação da atividade em todo o Estado. Sem a instrumentalização e capacitação da pesca, em nossa área territorial, acabamos perdendo para Pará, pois pescadores do Estado vizinho vem pescar em nossa Costa com barcos e equipamentos de Ponta, dificultando que nosso pescado circule no Amapá”, informou.

Comentários