JUBILEU | Primeiro Templo Evangélico de Santana completa 50 anos

Templo da AD Santana completa 50 anos
Após passar pouco mais de um ano para a sua construção, um missionário paraense de nome Serafim Pires de Souza (1910-1993) entregaria no final da tarde daquele distante dia 24 de novembro de 1967 – numa sexta-feira – um prédio que entraria para os anais da historiografia evangélica no Amapá. 

O Templo da Igreja Assembleia de Deus na pequena vila denominada Dr.º Maia seria a 3ª casa de oração daquele povo religioso que já somavam pouco mais de 200 adeptos. 

Ivanhoé Martins no evento (lendo, no canto direito)
Para a importante inauguração, estiveram presentes várias autoridades civis e políticas, entre elas, o então Governador do Amapá General Ivanhoé Martins e o Pastor-presidente da Assembléia de Deus no Amapá, Pastor Otoniel Alves. 

Vale ressaltar que boa parte dos recursos aplicados na construção desse Templo foi proveniente da venda de um imóvel pertencente ao missionário Serafim Pires (também chamado carinhosamente de Pastor Souzinha), na qual este possuía na capital paraense.

2003: Frente do Templo histórico da AD Santana
Segundo alguns historiadores amapaenses, a predominância pentecostal dos assembleianos surgiu no Amapá em 1917 e somente em meados da década de 1950 eles já eram vistos fazendo ligeiras reuniões e cultos entre as barracas dos operários da mineradora ICOMI em Porto de Santana. 

Porém, somente em 1958 que a denominação oficializou sua presença entre os núcleos existentes entre a histórica Vila Dr.º Maia e o canteiro de obras da futura Vila Amazonas (residencial que pertencia à ICOMI), expandindo trabalhos evangelísticos que eram coordenados por Serafim Pires. 

Fase de construção do novo Templo Evangélico
No início, os primeiros cultos eram realizados em um pequeno espaço cedido na própria residência do pastor da região, localizado num cruzamento onde hoje fica a Rua Salvador Diniz com a Avenida José de Anchieta (bairro Central de Santana), onde cerca de dez pessoas eram o máximo que compareciam nessas reuniões. 

Com o crescimento desordenado que afligia a região – devido a existência da mineradora ICOMI, que explorava e exportava minério de manganês de Serra do Navio – o número de seguidores foi se ampliando, levando na abertura de outras duas casas de oração na localidade. 

Atual frente da AD Santana
Em paralelo com essas novas casas de oração, houve a necessidade de ampliar o espaço da primeira igreja que, em 1966, recebeu a visita do Pastor Francisco Nascimento que indicaria um novo local para a construção do 1º Templo Evangélico da Assembleia de Deus santanense. 

Novo Templo 
Por mais de quatro décadas, o Templo da AD Santana se manteve com a mesma arquitetura histórica desde sua inauguração no final da década de 1960, até uma decisão de seu presidente (Pastor Lucifrancis Tavares) fez com que um novo visual religioso fosse implantado nele. 

Uma ampla reforma que iniciou em 2005, precisou da paciência de seus construtores em mostrar a sua importância para os mais de 40 mil membros que hoje ela possui na segunda maior cidade do Estado do Amapá. 

Oficialmente inaugurado na noite do dia 09 de janeiro de 2010, o novo Templo Central da AD Santana passou agora a demonstrar publicamente que os objetivos implantados pela instituição, em quase seis décadas de existência no município, não mudaram, apenas melhoraram, procurando de todas as formas elevar seus trabalhos evangelísticos em prol de uma sociedade mais organizada e valorizada.

Comentários