Em Macapá e Santana, campanha conscientiza para a prevenção do Câncer de Próstata

Na sede do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), fóruns de Macapá e de Santana, juizados Norte, Sul, Virtual e da Unifap, magistrados e servidores aderiram à campanha Novembro Azul por meio de ações como: posando para as fotos (selfies individuais e de equipe) com mensagens alusivas à campanha; assistindo a palestras educativas sobre o tema e ostentando o laço azul no peito (que simboliza a campanha). 

Para o presidente do TJAP, Desembargador Carlos Tork, o assunto precisa ser tratado sem medo e sem preconceito, visto que o câncer de próstata acomete cerca de dois milhões de homens por ano no Brasil. 

“A descoberta da doença em estágio inicial aumenta as chances de cura do paciente. Por isso, a importância da prevenção, e o Judiciário do Amapá não poderia ficar de fora da campanha Novembro Azul”, destacou. 

Segundo o servidor Job Duarte Morais, da Assessoria de Planejamento e Organização do TJAP, o número de casos da doença vem crescendo cada vez mais. 

“O câncer de próstata atinge principalmente os homens com mais de 50 anos, então é importante fazer os exames preventivos, pois um diagnóstico tardio é perigoso. Com esses cuidados ganhamos uma qualidade de vida maior para usufruir de tudo o que conquistamos durante nossa mocidade”, ressaltou Job. 

A servidora do Departamento de Gestão de Pessoas, Milena Salomão, disse que a campanha Novembro Azul é um marco, pois os homens são um pouco mais descuidados com sua saúde e precisam deste incentivo. 

“Ainda existe um preconceito muito grande, mas cuidar da saúde também é coisa de homem. A família precisa dessa figura masculina com toda a sua força para viver e viver bem, viver feliz”, disse Milena. 

José Menezes, colaborador da Assessoria de Comunicação Social, enfatizou que os homens costumam procurar ajuda médica somente quando a doença é sintomática, ou seja, quando aparece algum sintoma e mesmo assim ainda existem aqueles mais resistentes e isso precisa mudar. 

“O número de homens acometidos de câncer de próstata está aí para provar que o descuido com a saúde masculina pode levar à morte. Portanto, não custa nada procurar uma unidade de saúde para fazer o exame; é de graça. Qualquer alteração surgida, é só seguir as orientações médicas, não custa nada”, disse. 

O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão, sendo a doença mais comum entre homens com mais de 50 anos.

Comentários