No ar, a “Rádio Augustão”!

Professora Arlete no comando da rádio augustana
Um projeto desenvolvido dentro de uma escola estadual do município de Santana, com a dedicada colaboração de uma educadora, tem sido uma realidade, e ao mesmo tempo uma experiência única para os mais de 1.200 alunos lotados na instituição, além dos professores que contribuem com suas participações no projeto. 

Com o nome de “Rádio Augustão” – um nome provisório que poderá mudar no futuro –, suas programações têm cumprido uma verdadeira missão de cidadania civil e escolar ao Corpo docente e discente da Escola Augusto Antunes, uma das instituições de ensino mais antigas e respeitadas da cidade de Santana. 

“Tudo começou de modo inesperado e hoje já vem fazendo parte da grade de programação de aulas da escola”, disse a professora Arlete Carvalho, coordenadora do projeto radiofônico escolar. 

Rádio já se mantém há quatro meses no ar.
Segundo Arlete, a ideia de implantar uma rede interna de rádio na escola começou ainda em 2016, logo após serem adquiridos parte dos equipamentos essenciais para o seu funcionamento através do programa Ensino Médio Inovador. 

“Tivemos que apresentar na Seed (Secretaria de Estado da Educação) um modelo de projeto que envolveria uma rádio escolar como forma de ter o aval direto da entidade e isso acabou nos dando grande motivação quando foi aprovado”, explicou a professora. 

Após a liberação de funcionamento, o próximo passo foi a montagem detalhada da aparelhagem que se seguiu na sala que também servia como grêmio da escola. Com o apoio de um colega de trabalho – professor Evandro Holanda – a esperada rádio conseguiu cumprir sua etapa inicial de funcionamento no último dia 11 de abril, quando entrou em fase de testes experimentais. 

Programação radiofônica segue uma linha escolar
“A princípio ficamos nervosos nos primeiros dias de transmissão, mas depois começamos a manter a calma para hoje está sendo um dos nossos principais meios de uso pedagógico”, conceituou. 

Interatividade 
Através de cinco caixas de som espalhadas por diversos cantos da escola, a programação da denominada “Rádio Augustão” funciona nos intervalos dos três turnos de aula e no horário de almoço daqueles que estudam em tempo integral na escola. 

“Como a escola segue um regimento de tempo integral, tem sido muito útil as programações usadas pela rádio”, reconheceu Arlete. 

Avisos e recados são transmitidos pela rádio
Além de músicas diversificadas, recados de avisos da escola (como chamadas, comunicados de realização de provas, etc) têm sido muito repassadas na programação, mantendo obviamente a linha respeitosa da boa conduta aplicada pela instituição. 

“Tem vezes que aparece estudantes pedindo pra colocarem aquelas músicas do estilo funk, mas infelizmente não são permitidas de serem tocadas na programação. Eles (os estudantes) compreendem como funciona as regras de educação da escola e não fazem qualquer questionamento”, comentou. 

De acordo com Arlete, um dos propósitos futuros é a preparação técnica e operacional de alunos da escola para direcionarem a rádio, que desde o início vem sendo coordenada apenas pelos professores Evandro e Arlete. 

“Já estamos selecionando alguns alunos que passarão por um curso de aprendizagem e técnicas de manuseio e operação radiofônica, para assim desempenharem seus talentos através dessas ondas”, finalizou.

Comentários