Chuva e ventania deixam rastros de destruição em Santana

Uma forte rajada de ventos (formando grande ventania), causou inúmeros estragos em residências e pontos comerciais da cidade de Santana na noite desta quarta-feira (30/08).

Segundo testemuhas, a ventania teria durado cerca de 20 minutos, e foi registrada em meio a um período de chuvas fortes, conforme previsto pelo Instituto de Meteorologia para a cidade com cerca de 100 mil em sua área urbana. 

Vários bairros da cidade – como Centro, Hospitalidade e Nova Brasília – tiveram relatos de casas destelhadas e danos materiais causados por vegetação que teria caído sobre carros e motocicletas que estavam estacionadas em pátios. 

“O vento durou vários minutos, mas ela veio junto com a chuva, o que somente piorou as condições que acabaram deixando em várias do meu bairro”, relatou a doméstica Araci Fernandes, residente no bairro Nova Brasília, que teve algumas folhas de telhas de sua casa retiradas pela ventania. 

Araci postou várias fotos nas redes sociais sobre o estrago que a ventania deixou o telhado de sua residência, na qual as folhas de telhas foram arremessadas há dezenas de metros de distância. 

“Não sei nem como explicar uma coisas dessas”, disse assustada a doméstica, que recolheu pedaços de telhas espalhados pelo seu quintal. 

Outro local que sofreu sérios danos materiais foi no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Salvador Diniz, onde uma cobertura (estrutura metálica) de uma residência foi arrancada do solo pela força da ventania, indo parar em frente a uma loja de videolocadora.

A estrutura ainda chegou a atingir um veículo estacionado e destruiu um banner metálico da videolocadora. 

“O vento veio com uma força inacreditável”, descreveu o proprietário do veículo que foi atingido pela estrutura metálica. 

Mais destruição 
A chuva e a ventania também provocaram outros estragos em Santana. A Defesa Civil fez várias rondas pelo município, mas ainda não tem a dimensão total dos estragos. 

Em bairros como o Centro da cidade, foram registradas quedas de árvores e até de muros. 

Em contato com o Corpo de Bombeiros de Santana, o blog foi informado que, devido ao forte temporal que atingiu a cidade na noite desta quarta-feira (30), algumas ruas da cidade ficaram com o fornecimento de energia interrompido. 

Técnicos da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) já se encontram trabalhando pelo restabelecimento da energia, sem terem dado  previsão de normalização para o blog até às 23h.

Comentários