Racismo: Neto de cantor amapaense sofre ataque nas redes sociais

Argumentos racistas contra o estudante
No ano em que uma das canções mais famosas da história da música popular amapaense vai completar 20 anos, um fato envolvendo o neto do saudoso compositor Lemos Coiê – autor do refrão “Lá Vai o Trem” – foi bastante repercutido neste final de semana, envolvendo ações de comentários pejorativos e de racismo pela internet, causando indignação e revolta para centenas de pessoas. 

O estudante Raimundo Pereira Lemos Coiê Neto, de 17 anos, foi surpreendido pela notícia de que uma foto sua estava circulando desde o último sábado (22/04) pelas redes sociais com a seguinte frase convidativa: “Cran? Me assustei com esse mulek me olhando hj, o que devo fazer”.

Segundo Raimundo, sua imagem foi postada no perfil de uma pessoa que estuda na mesma escola que a vítima, considerada uma das instituições de ensino mais antigas e respeitadas do município de Santana. 

Colegas do estudante se manifestaram na Internet
“Uma amiga me ligou dizendo que várias pessoas já estavam fazendo comentários racistas nessa mesma foto”, disse o estudante. 

Repercussão
Durante todo o dia de domingo (23/04), a imagem contendo o estudante (juntamente com os comentários dos “agressores”) foi o assunto mais discutido e polemizado em todas as redes sociais pelo Estado do Amapá, que gerou grande revolta popular, mas também adquiriu milhares de argumentos de apoio a Raimundo Coiê. 

“Muitas pessoas se mostraram chateadas com essa foto e alguns chegam a revidar sem que tenha minha concepção. Sou contra o racismo, mas também contra a violência que ela pode causar”, declarou o estudante que, somente pela sua conta do Facebook foram mais de 400 compartilhamentos.

Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Raimundo é lotado na Escola Estadual Barroso Tostes, uma das instituições de maior referência educacional do Amapá. 

Raimundo com a mãe Renata Coiê
Segundo colegas de classe, o estudante é bastante conhecido na escola e mantém boas notas entre as disciplinas que estuda. 

“Um amigo querido por todos”, disse uma das colegas de Raimundo, pelas redes sociais.

Já em relação ao estudante que postou a imagem de Raimundo, foi apurado pelo blog que o mesmo estuda em turno distinto da vítima e nem sequer se conhecem. O blog tentou localizar os pais do estudante para falar do assunto, mas não foram localizados. 

A família de Raimundo Coiê compareceu ainda nesse domingo (23) à Delegacia da Criança e do Adolescente de Santana, onde registrou um boletim de ocorrência, na qual o fato será investigado. 

Comprovado o crime, o agressor será enquadrado pelo Código Penal Brasileiro, através do Artigo 140, que estabelece a pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa para quem injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, se utilizando de elementos referentes a raça. 

Cantor serrano Lemos Coiê faleceu em 1998
Popularidade do avô
Raimundo é um dos quatro netos do lendário Lemos Coiê, um cantor e compositor de músicas amapaenses, que residia no município de Serra do Navio, e manteve grande sucesso em meados da década de 1990. 

Um dos maiores sucessos do cantor – que ficou popularmente conhecido como “Ídolo Negro Serrano” – era a canção “O Trem Partiu”, que incluía uma frase sinfônica dita “Lá Vai o Trem”, que tornou-se historicamente marcada entre os anos de 1997-98. 

Lemos Coiê faleceu em maio de 1998, estando sepultado no Cemitério Municipal de Santana.

Comentários

  1. Vamos colocar esses sem noção no seu devido lugar. Além das penalidades, deveriam ser obrigados a fazer uma reparação pública daquilo que postaram, para inibir outros que acham que pode fazer tudo que nada acontece.

    ResponderExcluir
  2. Minha solidariedade ao rapaz que foi ofendido. Infelizmente nossa juventude é reflexo da sociedade que vivemos.

    ResponderExcluir
  3. Conheço o menino, ele e uma pessoa muito educada gosta de ajudar as pessoas e tem um sorriso que contagia todo mundo.
    Acho horrível o que fizeram com ele, nenhuma pessoa merece isto é principalmente ele que é uma pessoa tão doce!

    ResponderExcluir

Postar um comentário