Cerca de 200 pessoas são esperadas para Oficina de Pais e Filhos que ocorrerá no Fórum de Santana

Nesta sexta-feira (28), o Fórum da Comarca de Santana realizará a 2ª Oficina de Pais e Filhos, que integra um programa educacional preventivo e multidisciplinar, destinado às famílias em fase de reestruturação de laços rompidos por motivos provenientes do divórcio ou separação. 

O projeto se transformou em um programa institucional, com uma ampla parceria entre o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Ministério Público Estadual, Governo do Estado e Prefeitura de Santana. 

“A decisão de se implantar o referido programa no município de Santana encontrou fundamentos em uma ampla concepção de humanização da Justiça, através de formas alternativas de solução de conflitos já vistas nas primeiras oficinas de parentalidade, efetivadas na cidade de São Vicente, em São Paulo. As oficinas se revelaram um sucesso em termos de reconciliação, conciliação, harmonização e fortalecimento dos laços afetivos entre as famílias participantes”, destacou a juíza Michelle Farias, titular do Juizado da Violência Doméstica da Comarca de Santana. 

O objetivo geral é efetivar uma política pública de prevenção e resolução de conflitos familiares, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, promovendo a paz social e propiciando um espaço seguro e confiável para famílias em fase de separação ou pós-separação, para que elas possam se sentir acolhidas e compreendidas nas suas especificidades. 

A agenda de atividades vem sendo efetivada através de palestras com a rede de parceiros, magistrados e servidores do Fórum, além de reuniões de planejamento das ações que vêm sendo desenvolvidas pela Central Psicossocial, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Vara da Infância e Juventude, Diretoria do Fórum e Varas Cível e Criminal.

O evento acontecerá na sexta-feira, 28 de abril, a partir das 8 horas, no prédio do Fórum da Comarca de Santana. Serão disponibilizadas cinco salas para a efetivação das oficinas e atendimento de cerca de 200 pessoas.

Comentários