Praxedes, um ídolo que deixará saudades!

Jogador Antônio Praxedes
Recebi esta manhã a notícia da morte de um gênio que atravessava os campos de futebol com a maestria de um mago, contornando de maneira rasteira e respeitosa seus adversários, até que atingisse seu principal, que era o gol. 

Assim posso descrever um pouco de um homem que entre nós – os mortais – foi batizado com o nome de Antônio Praxedes de Mendonça, conhecido pela alcunha esportiva de Praxedes, denominado desta forma quando ainda ingressou nos campos do futebol amapaense no início da década de 1960, época em que o nosso futebol tucuju vivia o auge do sucesso. 

Vestiu pela primeira vez a camisa de clube para a honra do Santana Esporte Clube em 1962, e com ela ergueu pelo menos três taças do então cobiçado Campeonato Amapaense de Futebol, escrevendo também o seu nome nas entrelinhas da história do esporte amapaense. 

Passou pelo Amapá Clube, para a glória daquela agremiação que se orgulhou de vê-lo defendendo-o. para quem sempre esteve nas arquibancadas, a emoção era pouco de ser controlado quando tínhamos o privilégio de ve-lo correndo para alcançar seus objetivos. 

Como jogador, Praxedes ergueu 03 taças oficiais
Não pude testemunhar essa época tão marcante que os mais antigos costumam contar para as novas gerações, mas tive a oportunidades de sentar ao seu lado por algumas ocasiões e pude entrevista-lo para que um dia outras tantas pessoas conheçam a sua história e um exemplo que deixaria marcado nessa área. 

Acredito que a imagem pública que Praxedes nos deixa estampará por muito tempo a certeza de que o futebol amapaense ainda pode ser valorizado, pois, nomes como ele, se eternizarão nas faixas contínuas dos campos de futebol pelo mérito que tomou de levar a maior paixão brasileira no peito e consagrar seu nome entre os gênios que tivemos a honra de conviver bem de perto. 

Praxedes, obrigado é pouco para expressar a gratidão do povo amapaense pelo que fizeste em prol do futebol do Amapá, mas sabemos que sua participação somou grandes e bons resultados para inúmeras elites esportivas do nosso atual Estado! 

Nos gratificamos por sua nobre contribuição, gigante do futebol santanense!

Comentários