Mãe aos 15, estudante santanense é aprovada em 03 universidades (uma Federal)

Eduarda concluiu Ensino Médio
Com um olhar sereno e aspectos físicos de uma menina entre 14 ou 16 anos, logo se percebe que a adolescente Eduarda Cardoso Lopes ainda esteja cursando o Ensino Médio. Pode-se dizer que sim, e que na verdade já concluiu este grau de Ensino onde esteve matriculada nos últimos três anos. 

Para seus colegas de sala de aula e até professores da Escola Estadual Rodoval Borges, localizada no bairro Fonte Nova, Eduarda é um exemplo claro de que não há barreiras sociais e nem pessoais que impedem o ser humano de alcançar seus objetivos. 

“Elas sempre se mostrou uma excelente aluna para todos que a conhecem na escola, não existe uma reclamação e nem questionamentos negativos sobre ela”, reconheceu a diretora da escola Iraciara da Rocha. 

Incentivos
Segundo a estudante, um de seus maiores incentivos partiu de sua avó – falecida há cerca de um ano atrás – e que também atuava na área da educação. 

“Morávamos juntos (incluindo a avó) e sempre recebi o apoio de todos da minha família. Quando minha avó faleceu, ficamos mais unidos e isso ajudou no meu empenho com os estudos”, contou Eduarda. 

Eduarda e a filha de 02 anos
Além da avó, outro incentivo que a estudante teve foi com a chegada precoce de sua filha quando tinha 15 anos. A gravidez inesperada não impediu que continuasse os estudos. 

“Tá certo que não tinha sido planejado, mas em momento algum pensei em abortar essa gravidez, e sempre tive o apoio da minha família, mesmo nesse período”, continuou Eduarda, que é mãe da pequena Manuel Hermínia, hoje com dois anos de vida. 

O nome para a filha foi complementado em homenagem à sua avó (que se chamava Sebastiana Hermínia). 

Aprovações
Colecionadora de vários prêmios como “Aluna Destaque” de sua escola, a capacidade intelectual de Eduarda ultrapassou o Ensino Médio, vindo a conquistar a aprovação em pelo menos três (03) universidades localizadas em Macapá, sendo que uma é instituição de âmbito federal: 

- Faculdade de Macapá (FAMA), ficando em 1º lugar no Curso de Letras;
- Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), aprovada no Curso de Contabilidade;
- Universidade Federal do Amapá (Unifap), ficando em 1º lugar no Curso de Letras, sendo convocada na 2ª chamada. 

Planos Futuros
Após a aprovação em três das mais renomadas e conceituadas entidades de ensino superior do Estado do Amapá, um dos próximos passos que já vem sendo tomado por Eduarda é sua preparação para o SISU (Sistema de Seleção Unificada), por ter tido uma boa colocação nas notas do último ENEM, o que a faz pensar em outros planos de sucesso pessoal. 

“Inicialmente escolhi ficar com o curso de Letras da Unifap, mas vou continuar fazendo cursinhos e já me preparando para os concursos públicos que virão neste ano de 2017”, garante a estudante, hoje com 18 anos.

Comentários