Entidade esportiva de Santana concorre a Prêmio Nacional

Atletas da Escolinha de Futebol Jardim de Deus
A Escolinha de Futebol Jardim de Deus, localizada em Santana, está concorrendo ao Prêmio Innovare, oferecido pelo Data-Folha (SP), na categoria Cidadania, por empenhar a prática de Educação Jurídica no Campo Esportivo. 

Criada em fevereiro de 2015, a escolinha foi idealizada por Helivanilton Ramos, atual vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim de Deus, situado na área norte do município maior município amapaense. 

“Primeiramente tinha sido uma promessa de campanha, quando vim candidato à presidência da associação (há mais de dois anos atrás)”, relembra Helivanilton, que contou com apoio de verdadeiros amigos do bairro para que pudesse fortalecer a ideia. 

Crianças do bairro são atendidas pelo projeto social
“Chamei para me ajudar, um grande amigo do bairro que acabou se tornando peça importante à frente desse projeto”, descreveu, se referindo ao amigo Max Nogueira, outro simpatizante do futebol local que, somando aos interesses que beneficiariam um distante bairro de Santana, colocariam em prática a ideia de uma escolinha de futebol, que visava dar apoio às classes juvenis, que estavam dentro de um quadro de risco de vulnerabilidade social e econômica, e evitando com que eles ingressem no mundo das drogas e da criminalidade. 

Sem apoio
Sem qualquer auxílio institucional do Poder Público, a Escolinha de Futebol do bairro Jardim de Deus vem concretizando seus objetivos sociais de desenvolver um trabalho assistencial e motivador para dezenas de garotos, nas faixas etárias de 09 a 20 anos. 

Mantendo atualmente um quadro com cerca de 100 crianças e pré-adolescentes, realiza suas aulas esportivas de maneira rudimentar, porém, com muita dedicação de cada coordenador envolvido. 

Um campo de futebol (provisório) surgiu em meio a um terreno desocupado – nas margens da Rodovia Duca Serra –, distante a poucos metros do bairro, sendo o principal palco dos treinos semanais desse projeto social. 

“São as pequenas doações de materiais que nos ajudam a passar essa ideia adiante”, disse Helivanilton, que se desdobra dentro das mais limitadas condições morais para conseguir os materiais considerados essenciais para o andamento do projeto, como chuteiras, uniformes-padrão, rede para traves, bolas e outros suportes esportivos. 

“Graças a Deus que ainda temos a ajuda de um vereador que faz doações periódicas de materiais para o nosso projeto e até nos ajudou a participar do Campeonato sub-17 da cidade”, reconheceu Helivanilton, que criou uma página para entidade nas redes sociais, pedindo todo e qualquer apoio para o projeto. 

Prêmio Innovare
Recentemente, o projeto desenvolvido no bairro Jardim de Deus foi um dos escolhidos para concorrer à 13ª edição do Prêmio Innovare, que identifica e dissemina as práticas inovadoras na área social e esportiva, que resultam em ações e trabalhos positivos para com a sociedade envolvida. 

Troféu de aquisição ao Prêmio Innovare
Buscando conhecer de perto a importância desse projeto, que uma equipe de repórteres do jornal Folha de São Paulo esteve recentemente visitando a referida escolinha de futebol, para avaliar em detalhes os traços positivos que o projeto vem trazendo para dezenas de crianças e adolescentes. 

“Eles vieram conhecer pessoalmente o projeto em andamento, já que foi o único aprovado (em todas as etapas) no Estado, sendo literalmente o representante amapaense a concorrer por esse prêmio”, notabilizou. 

Ainda, segundo Helivanilton, o resultado final sobre a premiação está agendado para ser divulgado no início do mês de dezembro, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Comentários