Por mês, nova Policlínica do Paraíso fará mais de mil atendimentos

O município de Santana ganhou, na manhã desta sexta-feira (30/09) mais uma Unidade de Saúde destinada à prestação de assistência ambulatorial e médica, para os moradores que residem no bairro Paraíso e adjacentes. 

Localizada em área nobre da cidade, a Policlínica Maria Tadeu de Aguiar segue todos os padrões clínicos de atendimento comunitário, exigidos pelo Ministério da Saúde, contendo salas padronizadas e uma extensa área de estacionamento específico (para chegada e saída de ambulâncias). 

A obra foi construída no antigo prédio do Centro de Saúde do bairro, na qual estava abandonada há quase sete anos, aproveitando até mesmo a sua localização estratégica. 

Retirada a faixa inaugural da nova Policlínica
“Não vem pessoas apenas de dentro de Santana para consultar no posto. Vem gente até de outros municípios distantes, como Mazagão e Porto Grande”, justificou Vagner Gonçalves, diretor da Políclinica. 

Segundo Vagner, o antigo local onde funcionava a Unidade de Saúde – ocupando algumas salas no Centro de Atendimento à Mulher (Cram) – já não oferecia mais condições físicas para a extensa demanda que procurava a Unidade. 

“Nossos profissionais vão agora se sentir bem mais tranquilos e acomodados com esse local. Se antes a atenção era bem utilizada, nesse novo lugar ela será redobrada com as pessoas que aqui nos procuram”, garante Vagner. 

Nova Policlínica tem 23 salas climatizadas
Estrutura e Modernização
Contendo 23 salas, a nova Policlínica continuará oferecendo diversas especialidades médicas, entre eles, ginecologia, pediatria, medicações, odontologia, clínico geral e outros. 

A nova unidade – que também conta com um seleto de quase 100 profissionais da área da saúde (entre médicos, especialistas e agentes de saúde) – oferecerá serviços como PCCU, Educação em Saúde, Imunização (vacinas), testes de gravidez (TIG), planejamento familiar, testagem e aconselhamento em HIV, Sífilis e Hepatites (B e C), além de acompanhamentos de doentes crônicos. 

“Tínhamos um atendimento médio de quase 900 registros médicos. Com essas novas acomodações, com certeza haverá um aumento considerável que pode passar de 1.100 atendimentos por mês”, prevê o diretor da Policlínica. 

Rainildo Aguiar: homenagem a irmã
Homenagem
A nova Unidade recebeu o nome de Maria Tadeu de Aguiar, uma das mais conceituadas profissionais da medicina regional. Filha de Lourenço Rola Aguiar e Celeste Elias Aguiar, nasceu com o nome de batismo de Maria Tadeu Elias Aguiar, sendo natural da localidade de Mazagão Velho, nascida em 19 de fevereiro de 1950, de uma família de cinco irmãos, sendo a única mulher. 

Em 1970, concluiu seus estudos como Técnica em Contabilidade, no antigo CCA (Colégio Comercial do Amapá). Porém, dedicou sua atenção e profissionalismo na área da saúde no início dos anos de 1990, quando o irmão Rainildo Elias Aguiar, decidiu tornar realidade os seus trabalhos no ramo farmacêutico no município de Santana. 

Juntos, os irmãos Rainildo e Maria Tadeu se tornaram uma referência positiva para a sociedade santanense, em termos de saúde popular e no setor farmacêutico, ajudando na construção recente da história do município. 

Falecida em 20 de agosto de 2011, Maria Tadeu deixou um filho, três irmãos e um legado valioso para as futuras gerações sobre o trabalho empenhado em prol de Santana, contribuindo fortemente para uma saúde positiva do santanense. 

“Que esse Centro seja tão útil e dedicado, da mesma forma que minha irmã sempre foi com todos os que viveram ao seu lado, e com o próprio município”, discursou emocionado Rainildo Elias, irmão da homenageada, durante a solenidade de inauguração da nova Policlínica. 

Assessoria de Comunicação/PMS
Fotos: Del Barbosa

Comentários