Entre tumultuo e agressões, debate político pela TV é cancelado

Tumultuo em frente da TV que faria o debate
O tão esperado debate político – entre os candidatos à Prefeitura de Santana – que ocorreria na noite desta quarta-feira (28/09), a ser transmitido pela TV STN Canal-46, teve que ser cancelado em razão de fatos que, segundo a coordenação do debate, por inúmeros motivos, em sua maioria ligados à descumprimentos de normas e requisitos apresentados aos candidatos. 

Apesar do cancelamento oficial, ainda foi possível a realização dos primeiros 15 minutos de debate – apresentado por Fábio Hage – que procurou conter as opiniões dos telespectadores, justificando claramente sobre requisitos descritos antecipadamente aos participantes do debate. 

Marcivânia teria se atrasado para o evento
“Deixamos bem claro para as assessorias de comunicação de cada candidato sobre os temas e o horário que deveriam chegar à emissora”, ressaltou Hage, durante a apresentação inicial do debate e no intervalo de cada opinião dita pelos candidatos. 

“Apagão”
Um dos primeiros fatos inusitados que aconteceram durante a transmissão inicial do debate foi um “apagão” de energia elétrica, causando a imediata interrupção do programa de TV. 

Segundo testemunhas, uma pessoa (não-identificada) teria jogado uma corrente de aço na rede de alta tensão – rede situada no cruzamento da Avenida das Nações com a Rua João Leite Coutinho, o que culminou com a falta de fase em diversos quarteirões do bairro Fonte Nova, incluindo a rede distribuidora que atende a TV STN. 

Promotor Adilson Garcia na entrada da emissora
“Só vi quando aquele ‘grupinho’ de gente (composto somente de homens) se pendurou no poste e jogou a corrente, depois saíram correndo, deixando a rede elétrica pegando fogo”, relatou a doméstica Verônica Almeida, que reside nas proximidades do ocorrido. 

A doméstica ainda informou que os causadores do “apagão” ficavam constantemente transitando pelo local em questão, procurando até intimidar outras pessoas que por ali passavam. 

“Depois que começou a ‘pipocar’ a rede elétrica, eles voltaram a se ‘embrenhar” no meio do pessoal que estava em frente da emissora”, continuou a doméstica. Apesar do “apagão” ter durado somente alguns instantes, o debate precisou ser suspenso pela coordenação da emissora. 

Tumultuo até na saída dos candidatos da TV
Tumultuo
Outra questão apontada foi o tumultuo formado no portão da emissora, quando houve a chegada da última candidata à Prefeitura de Santana para o debate, a deputada Marcivânia Flexa, que acabou sendo impedida de participar do evento. 

Segundo a coordenação do debate, a candidata teria chegado atrasada, o que implicou no descumprimento de uma das normas estabelecidas entre as partes. Simpatizantes da candidata negam o atraso. 

“Foi questão de apenas alguns minutos, mas haveria condições dela participar”, alega um assessor da candidata. 

No entanto, a coordenação do debate também pontuou outro descumprimento ocorrido pela candidata, este relacionado à presença de militantes nas imediações do local do debate. 

“Ficou estabelecido a presença somente dos candidatos durante o debate, e todos os outros candidatos cumpriram com a regra, somente a candidata Marcivânia Flexa deixou que aparecesse dezenas de carros e militantes políticos para causar tudo isso”, disse um dos funcionários da emissora de TV (que preferiu não se identificar), através dos portões fechados do órgão. 

O blog tentou contato com a coordenação da campanha da candidata Marcivânia Flexa para tratar dessa questão, mas ninguém foi localizado. 

Agressões
O tumultuo formado por dezenas de militantes políticos em frente da emissora de TV, não apenas levou ao cancelamento do debate, como também resultou em diversos registros de agressões físicas. 

Uma militante política, identificada pelo nome de Edinete, alegou ter sido agredida por correligionários de outros partidos. 

“Ainda não entendi o motivo de terem me agredido. Só vi quando vieram pra cima de mim, me batendo com tapas”, alegou a vítima. 

A agressão envolveu até o candidato à prefeito Ofirney Sadala (PSDC), que chegou a ser ovacionado por pessoas presentes em frente da emissora de TV. 

O candidato publicou diversas imagens e vídeos nas redes sociais, de como ficou com as agressões, e já adiantou que pretende recorrer sobre os atos. 

A diretoria da TV STN-46 emitiu uma Nota de Esclarecimento na manhã desta quinta-feira (29/09), lamentando o ocorrido e que irá tomar todas as providências necessárias em relação à ações que resultaram no cancelamento do debate.

Comentários

  1. uma vergonha, esses militantes deviam ser identificados e presos, e que pagassem os prejuízos e danos causados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário