Na Internet, presença de candidata política em evento evangélico gera polêmica

Professora Zilma é pré-candidata em Santana
Vem circulando desde ontem (31/07) pelas redes sociais, um registro fotográfico em que aparece uma candidata à Prefeitura de Santana estando presente no palco de um evento evangélico que estava sendo realizado na cidade. 

A Professora Zilma (DEM) é pré-candidata à Prefeitura do segundo maior município do Amapá e na noite deste sábado (31) esteve presente no Congresso Evangélico realizado pela Igreja da Assembleia de Deus da cidade, o que acabou chamando a atenção de diversos internautas pelo fato da professora está no palco principal do evento. 

“Pode isso?”, se perguntou um internauta pelas redes sociais, após a imagem fotográfica receber inúmeros compartilhamentos e abrir debates em meio ao período eleitoral que deverá iniciar nos próximos dias. 

A repercussão da imagem foi tanta que pela página de um internauta do município (militante político) a foto recebeu mais de 600 acessos e cerca de 70 compartilhamentos. 

O que diz a Lei
Segundo a Lei Federal 9.504/97 e de acordo com o artigo 13 da Resolução 22.718/2008, do Tribunal Superior Eleitoral, é proibida toda e qualquer propaganda eleitoral dentro de um Templo religioso, pois, de acordo com a Lei, os Templos são considerados espaços comuns e não devem ser usados como palanques eleitorais. 

No entanto, como o pleito eleitoral de 2016 somente começará no próximo dia 16 de agosto, a Lei não se aplica na prática em referência ao período, mas adianta sobre as ações indisciplinares que os candidatos podem cometer durante o pleito. 

O blog tentou contato com a assessoria da candidata em questão, mas ninguém foi localizado, assim como ninguém da entidade evangélica que não quiseram se pronunciar sobre o assunto.

Comentários

  1. Acho que ocorreu um equívoco de quem fez tal declaração ou postou a foto, pois sou morador de Santana e evangélico, já a muito tempo vejo a Professora Zilma como membro da Igreja Assembleia de Deus, e por sinal ela e sua família estão sempre bem atuante na igreja.

    ResponderExcluir
  2. Sim mano. Ela é evangélica e membra da igreja. Queria que ela fosse pra onde pro terreiro de macumba? É muita parcialidade mesmo do jornalista em questão, porque se ele fosse fazer uma investigação séria veria que a professora Zilma nem falou ao microfone durante o evento. Outra coisa é que o congresso era com participação do circulo de oração e como ela faz parte do circulo de oração ela estava lá. Mano me diz onde tu fez faculdade de jornalismo porque eu quero passar bem longe de lá.

    ResponderExcluir
  3. Percebesse que esse jornalista não se deu nem o trabalho de se aprofundar nos fatos. Isso me cheira a artimanhas políticas por parte de tal publicitário. Ou quer polemizar e gerar pontos de vista negativos para pessoas leigas do assunto, ou simplesmente deram uma "verdinha" para que ele fizesse tal publicação que querendo ou não torna visível o não favorecimento, não digo nem da Zilma como candidata, mas sim como pessoa.

    ResponderExcluir
  4. VAMOS ORAR MEUS IRMÃOS, PARA QUE DEUS ILUMINE AS MENTES DE QUEM VENCER E ABENÇOE SUAS ESCOLHAS

    ResponderExcluir
  5. Vi está página no face e no início dela está o símbolo do PR q e um partido político! Gente vamos parar com hipocrisia !A professora sempre participou dos evento e na sua maioria subia sim no palco e agora os políticos querem fazer uma nova vida para esta mulher vão fazer suas políticas de outro modo vão e não derrubando os outros !!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Caro redator eu sou evangélica e o que vem ao caso é que a palavra de Deus diz q 'um justo não se justifica' então se ela não tem nada a temer não vai ficar dando satisfação pra vcs , vemos o que vcs fazem toda eleição!

    ResponderExcluir
  8. Caro redator eu sou evangélica e o que vem ao caso é que a palavra de Deus diz q 'um justo não se justifica' então se ela não tem nada a temer não vai ficar dando satisfação pra vcs , vemos o que vcs fazem toda eleição!

    ResponderExcluir
  9. NOTA DE ESCLARECIMENTO DO BLOG

    Em meio à grande repercussão que foi tomada através da matéria “Na Internet, presença de candidata política em evento evangélico gera polêmica”, publicada neste blog no último dia 31 de julho de 2016 (Domingo), a coordenação desta página virtual de informações vem deixar claro alguns pontos, assim descritos abaixo:

    1º – A matéria intitulada “Na Internet, presença de candidata política em evento evangélico gera polêmica” foi produzida após diversos pedidos de pessoas (internautas) que viram a referida imagem fotográfica ser postada na conta de um usuário do Facebook, mais precisamente de um militante político, na qual a foto já havia recebido dezenas de comentários e curtidas por parte dos usuários que usufruem daquela Rede Social.

    2º – Para a produção de qualquer matéria que possa envolver pessoas públicas, são seguidos e respeitados critérios de publicação que possam justamente garantir a integridade física moral das duas partes, principalmente das pessoas que possam estar envolvidas na citada matéria.

    3º – A citada matéria trata-se, acima de tantas opiniões “mal-formadas” de apenas uma observância pública que os candidatos políticos devem tomar durante este período eleitoral, e em momento algum, criticou ou descreveu de maneira negativa a postura da candidata Professora Zilma Balieiro à Prefeitura do município de Santana (AP), conforme divulgaram de maneira maliciosa e tendenciosa, tirando-se proveito de tal matéria publicada.

    4º – Também vale informar que a situação citada com a referida candidata política poderia generalizar com tantos outros candidatos, mas que sabe-se que não é a vida pessoal destas pessoas que convém ao interesse da opinião pública, mas sim, suas ideologias e formas a serem trabalhadas de maneira coletiva dentro da nossa sociedade.

    5º – Em relação ao fato de citar o nome de uma instituição religiosa na matéria, quem reside ou mora há mais de 20 ou 30 anos na cidade, com certeza conhece o trabalho social desenvolvido pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus no município de Santana, e reconhece que sua participação tem sido importante e decisiva para o seu progresso social, em meios aos Trabalhos do Evangelho que ela empenha arduamente, e que ela sempre esteve de portas abertas para tudo e para todos que por ela procuram.

    6º – Informamos que diversos contatos (pelo telefone celular e internet) foram feitos para localizarem a referida candidata, respeitando claramente seu direito de resposta, conforme determina a Legislação Federal, porém, nenhum contato obteve êxito.

    7º – E que centenas de comentários veiculados nas redes sociais – em sua maioria criticando negativamente a matéria – estão sendo respeitados pelo Blog, porém, alguns chegam a utilizar de agressões verbais e xingamentos pessoais, o que já fere os limites de tolerância do Editorial (difamando a genitora), o que já nos dar o direito de recorrer judicialmente de tais declarações ofensivas.

    Com isso, reiteramos todas as afirmações aqui ditas e que possam ter esclarecido pacificamente as centenas opiniões divulgadas por parte da repercussão da referida matéria e desejamos que se faça um pleito eleitoral com respeito, bom caráter e um dinamismo ideológico que favoreça o principal público, ou seja, o povo.

    Muito Obrigado.

    SANTANA DO AMAPÁ (Coordenação)

    ResponderExcluir

Postar um comentário