TV pioneira de Santana continuará fora do ar

Antena da TV Santana foi atingido por ventania.
A diretoria da TV Santana, afiliada da TV Gazeta Nacional (Canal-42 UHF), informou que a emissora continuará inoperante com sua transmissão, por tempo indeterminado. 

O motivo repassado pela diretoria relata a forte ventania que atingiu três cidades amapaenses (Macapá, Santana e Mazagão) na tarde da última quinta-feira, 23/06, resultando na destruição de bens materiais em centenas de residências e prédios comerciais, além da derrubada de diversas arvores de médio e grande porte. 

A ação da ventania derrubou a antena transmissora da TV Santana, uma estrutura com quase 90 metros de altura, caindo sobre moradias coletivas (kit-net ) e veículos estacionados nas imediações. 

“Graças a Deus que ninguém se feriu gravemente”, disse um dos moradores, que reside nas proximidades da emissora. 

Pioneirismo
Em setembro de 2005, a TV Santana entraria no ar transmitindo a programação da TV Diário, uma rede de televisão nordestina, com sede no Estado do Ceará, porém, devido às pressões das Organizações Globo com o Grupo Verdes Mares de retirar seu sinal das Antenas parabólicas e ter um sinal via satélite codificado somente para retransmissoras dos municípios do estado do Ceará e para TVs por assinatura em capitais nordestinas, varias afiliadas – inclusive a TV Santana – deixaram de ter o sinal da emissora de Fortaleza em outubro de 2009, tendo assim a afiliação com a Rede Gazeta, da Fundação Cásper Libero de São Paulo. 

“Foi uma mudança que não agradou todos que já estavam acostumados com a programação nordestina”, disse a jornalista Kátia Carvalho, funcionária da emissora, na época da mudança do sinal. 

Apesar da alteração para outra matriz televisiva, a TV Santana procurou ampliar sua programação local, exibindo variedades de conteúdos, que foram de entrevistas, apresentações, notícias, shows e concursos. 

A queda da antena de transmissão da TV gerou grande tristeza por parte daqueles que trabalham na emissora e aqueles que apresentam programas nelas, entre esses, o comunicador Fernando Santos, considerado uma das referências da atualidade para a televisão amapaense. 

Ficamos surpresos com a destruição da torre. A consequência disso, é que assim como outros programas, o meu tambem vai ficar fora do ar por alguns dias. Mas, da natureza não temos que reclamar. Só temos que agradecer a Deus por não ter vítimas fatais", lamentou Fernando Santos, que também apresenta um programa diário na emissora. 

Além de Fernando, outros cinco (05) profissionais da televisão ficarão fora das telas por tempo indeterminado, enquanto que técnicos da emissora continuarão nos trabalhos de retiradas do restante da estrutura metálica que felizmente não causou qualquer perda de vida.

Comentários