Município ganha espaço dedicado à “Melhor Idade”

Uma luta social que durou mais de duas décadas e meia será concretizado na tarde dessa sexta-feira (1º de julho), quando ocorrerá a inauguração do Centro do Idoso “Antônia Rocha”, na cidade de Santana. 

Construído na Vila Amazonas, numa área para ocupar mais de 20 mil metros quadrados, o Centro oferecerá atendimentos médicos e serviços de saúde coletiva, distribuídos em 16 salas, todas adaptadas com estruturas de acesso que possam favorecer a mobilidade de seu público-alvo. 

“É um sonho que se vem lutando há muitos anos, e as entidades voltadas para a classe merece esse lugar que possa acomoda-los melhor”, disse a secretária Municipal de Assistência Social de Santana Socorro Sandin. 

A secretária conta que antes da construção do Centro, os grupos (associações) ligados à “Melhor Idade” em Santana realizavam suas atividades em locais distintos e sem condições adequadas para seus participantes. 

“Os locais eram alugados por tempos determinados por não oferecerem condições de espaço e até de higiene para os grupos que desenvolvem atividades no município e a construção do Centro não apenas resolve esse problema, como também se torna uma referência no Estado”, descreveu Socorro. 

Profissionais
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Santana, cerca de 30 profissionais estarão responsáveis para cuidar e desempenhar ações que possam garantir o bem-estar da classe da “Melhor Idade”, que mantém no município cinco (05) grupos de trabalhos. 

Entre esses profissionais – em sua maioria da área da saúde – que se dedicarão no novo Centro, estão: fisioterapeutas, odontólogos, massagistas, clínicos, entre outros. 

“Como muitas dessas pessoas gostam de dança e arte, também disponibilizaremos vários professores de educação física e desenhos”, ressaltou a secretária, que também pontuou a participação de profissionais da área da beleza para interar nos projetos sociais que serão desenvolvidos no novo local. “As mulheres terão direito até a cabeleireiras para cuidar delas”. 

Homenagem
O Centro leva o nome de Antônia Rocha Freires numa justa homenagem à patriarca de uma das famílias mais antigas e conhecidas do município de Santana. 

Paraense, veio com a família para o então Território Federal do Amapá no final da década de 1950, indo residir em Porto de Santana, onde viveu grande parte de sua vida. Além de acompanhar o crescimento urbano da cidade, testemunhou o reconhecimento público de seus herdeiros na política amapaense, entre eles, dois nomes que entraram para a história do Executivo santanense e uma para o Legislativo Estadual. 

Falecida em 2003, coube agora ao município a tarefa de homenageá-la por sua atuação ao pioneirismo do nosso Estado, colocando seu nome ao novo Centro do Idoso, que será oficialmente entregue à sociedade santanense nesta sexta-feira, às 16hs.

Comentários