Em vistoria, peritos avaliam danos causados por queda de antena de TV

Peritos inspecionam local da queda da antena.
Técnicos da Polícia Técnico-científica do Amapá (Politec/AP) estiveram boa parte da manhã desta sexta-feira (24) na área onde a antena de uma emissora de TV santanense caiu após ser atingida pelo forte vendaval que assolou as cidades amapaenses de Macapá, Santana e Mazagão na tarde de ontem (23). 

Assim como em outros pontos dessas cidades, os prejuízos deixados pela ventania se resumem em maioria a termos materiais, mas alguns registros de lesões físicas de leve gravidade. 

No caso da queda da antena – pertencente à TV Santana (Canal-42), os prejuízos estão somados entre moradias coletivas (kit-net), uma residência e um veículo que estava estacionada nas imediações do ocorrido. 

Imóvel que foi atingido pela queda da antena
Vale ressaltar que até os fios de alta tensão foram atingidos com a queda da torre (que tem cerca de 80m de altura), vindo a romper os cabos, o que deixou grande parte dos bairros Paraíso e Fonte Nova sem energia elétrica por quase 04 horas. 

“Ouvíamos aquela força que o vento fazia, e achávamos que isso iria passar, mas de repente, só escutamos aquele estrondo que veio da rua, parecia uma explosão, e quando fomos ver, era a antena que vindo pro chão. Cheguei a pensar que haviam pessoas mortas em algum lugar”, relatou o morador Francisco Marcílio, que reside nas proximidades do local onde houve a queda da antena, e foi um dos primeiros que viu a mesma caída ao chão. 

Telhado de kit-net (que fica atrás da emissora) foi
atingido pela antena.
“Peguei logo o celular e liguei para tudo que era órgão, era Polícia (Militar), era Bombeiro, era qualquer um que pudesse vim e verificar se havia algum ferido, mas graças a Deus foi mais que apenas um susto”, completou. 

Além de Francisco, outros moradores testemunharam a queda da antena, e os danos que foram causados pelo fato. 

“Ainda bem que os danos ficaram em especial nas paredes e nos telhados, se não agora estaríamos sofrendo pela perda de alguma vida”, comentou a doméstica Cleuma Soares, que auxiliou na retirada de alguns moveis de uma residência atingida pela antena. 

Perícia
Em conversa limitada com o blog, um dos peritos que vistoriou o local da queda da antena, apenas resumiu as primeiras informações sobre o ocorrido, adiantando que providências relacionadas com a perda material do local já estão sendo analisadas. 

“Não vamos nos precipitar apenas em dizer que essa ventania (de ontem) foi totalmente causadora da queda da antena, mas que ela também tenha contribuído para isso”, disse um dos peritos, que não quis se identificar. 

Ao todo, foram três famílias que tiveram seus imóveis atingidos pelo sinistro, na qual estão recebendo toda a atenção necessária da diretoria da emissora de TV, como acomodações em um local adequado e um serviço de vigilância para guardar os pertences que ficaram nos imóveis parcialmente danificados. 

“Estamos garantindo que a integridade física e moral dessas famílias não seja prejudicada após esse episodio, e tudo que precisarem, estaremos correndo atrás para ajuda-los”, apontou o diretor da emissora Frank Costa. 

Com o fato, a emissora permanecerá fora do ar por tempo indeterminado.

Comentários