Voluntários de escolas de Santana e agentes penitenciários participam de curso de práticas restaurativas

Cerca de 30 voluntários entre professores e técnicos das escolas Ribamar Pestana e Padre Fúlvio, do município de Santana, e agentes do Instituto Penitenciário do Amapá (IAPEN), participaram da parte final do curso sobre Práticas Restaurativas. 

O curso preparatório vai ajudar na formação dos voluntários que irão atuar como facilitadores e apoiadores, nos núcleos de mediação a serem criados dentro dos respectivos educandários, sob o acompanhamento do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas de Santana (NUPRest). 

Uma das coordenadoras do evento, a promotora de Justiça Sílvia Canela, chama a atenção para o alto índice de agressividade dentro das escolas, e está convencida de que muitos conflitos podem ser evitados com a habilitação de professores e técnicos para o exercício de atividades conciliatórias restaurativas e de prevenção de conflitos no âmbito escolar. 

A pedagoga Lidiane Almeida – mediadora de conflitos e facilitadora de práticas restaurativas  explana em sua palestra a questão da mediação. Ela explica sobre a importância do tema por se tratar de uma metodologia alternativa exigida na nova lei processual civil, para ajudar as pessoas envolvidas em conflitos a resolverem suas divergências através de um diálogo respeitoso, sem necessitar da intervenção do Judiciário. 

O tema Comunicação está sendo desenvolvido pela também pedagoga Lucivane Sales. “É muito importante que o mediador e facilitador na escola tenha consciência do seu nível de comunicação com as pessoas com quem convive, especialmente na escola onde trabalha. É áspera ou suave? Isso faz o diferencial”, reforça a palestrante. 

A assistente social da equipe psicossocial do Juizado de Violência Doméstica de Santana, Lucineide Santos, explicou que os núcleos de mediação criados nas escolas receberão apoio e assessoramento de duas comissões, uma do Judiciário e outra do Ministério Público, para que as práticas restaurativas sejam bem desenvolvidas pelos facilitadores. 

Os dois órgãos são parceiros nessa ação. Os técnicos do IAPEN irão exercer atividades restaurativas dentro do complexo prisional. O curso, que aconteceu no Sebrae de Santana, com carga de 20 horas/aula, iniciou na segunda-feira (23) e encerrou na sexta-feira (27). 

Assessoria de Comunicação/TJAP

Comentários