Campanha alerta sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes em Santana

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (Semasc), esteve na manhã desta quarta-feira (18/05) realizando uma blitz educativa em diversos pontos da cidade, com o propósito de orientar e alertar a sociedade em relação aos casos de abusos sexual contra crianças e adolescentes. 

Com a distribuição de folders e adesivação dos veículos, dezenas de pessoas tomaram conhecimento da preocupação dos poderes Executivo e Judiciário sobre a questão, que se retrata pela Data (18 de maio) em que vem sendo nacionalmente comemorada como Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. 

“O município vem abraçando essa causa há quatro anos, quando começamos pelas caminhadas que fazíamos. Hoje, buscamos estender essa campanha através de blitz e ações que fazemos com a comunidade em geral”, explicou a titular da Semasc, Socorro Sandin, que esteve presente nos quatro (04) pontos onde foram realizadas as blitz educativas, espalhados nos bairros Paraíso (Rua Tancredo Neves), Centro (Rua Ubaldo Figueira), Igarapé da Fortaleza e Área Portuária. 

“O perímetro da área portuária tem sido mais assistido devido ser onde ficam os maiores números de vulnerabilidade, por isso, damos mais ênfase na campanha por está situado em ponto estratégico que também dá acesso para uma das saídas da cidade”, pontuou Socorro, se referindo ao local que predomina os preocupantes índices de registros de casos de abuso e violência contra o menor. 

A ação contou com a parceria de diversas instituições das esferas municipais e estaduais, como a Vara da Infância e Juventude de Santana, Sindicato dos Condutores de Veículos (Sindicovasa), Superintendência de Trânsito (STTrans) e as secretarias municipais de Saúde e Educação. 

Registros
Socorro ainda informou que desde 2013 já foram registrados mais de 50 casos de violência sexual entre crianças e adolescentes na cidade, sendo que todos os casos vêm sendo acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), através dos atendimentos mais especializados. 

“Quando recebemos os casos, tomamos a frente da situação com uma equipe altamente preparada, que conta assistência psicológica, acompanhamento medico e outros profissionais, que vão dando toda atenção necessária para a vítima”, detalhou a secretária. 

Para a denúncia de casos de abuso e violência a criança e ao adolescente, basta entrar em contato pelo número 0800-285-1581.

Comentários