Em Seminário, debate sobre melhorias e capacitações no Ensino Municipal

Seminário voltados para os educadores do
município de Santana.
A Prefeitura Municipal de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação (SEME/STN) realiza no período de 14 a 16 de abril, na sede do SESI, na Vila Amazonas, a partir das 08hs da manhã, o Seminário “Semeando Saberes 2016”, que este ano vem estampando o tema “Currículo Escolar: Uma (Re)construção Permanente e Necessária”. 

Com o projeto, a SEME visa implementar sua política de valorização do profissional da educação, promovendo a capacitação do Corpo Docente, técnico e administrativo da rede municipal de ensino e criar subsídios para as ações pedagógicas que serão desenvolvidas durante o ano de 2016. 

O seminário – que chega em sua 11ª edição anual – ocorre desde 2006, e também objetiva elevar a qualidade da educação municipal através da formação continuada dos envolvidos no processo pedagógico para garantir acesso e permanência com sucesso na rede municipal de ensino. 

Secretária Municipal de Educação Antônia Guedes.
O tema desse ano tem como objetivo dar continuidade ao Projeto de Norteamento das Políticas Públicas Municipal aos Profissionais da Educação, de forma articulada com o Plano Municipal de Educação (PDE) 2015 a 2024, proporcionando, assim, momentos de estudos e reflexões que possam fundamentar o ensino técnico-profissional de todos os servidores da SEME. 

“Um desses objetivos específicos é trazer para o centro de debate as problemáticas existentes dentro do ensino publico e buscarmos soluções pedagógicas que possam garantir bons resultados”, explicou a secretária de Educação de Santana Antônia Guedes. 

De acordo com a secretária, a atual gestão têm se preocupado intensamente sobre a questão da educação municipal, buscando debater e resolver as pendências da área através de Planos e eventos pedagógicos, onde são expostos as situações, seguindo de discussões e apresentadas as possíveis alternativas. 

“Quando se trata de melhorar a educação, é preciso superar qualquer obstáculo para se mostrar um grande compromisso diante dos desafios para o ensino”, enfatizou Antônia. 

Na abertura do seminário, ocorrido nesta quinta-feira (14), estiveram presentes o prefeito de Santana Robson Rocha, assim como também representantes da classe sindical da educação do município (José Conceição), dos servidores (Cátia Cilene), e do Conselho Municipal de Educação (Lecy Cardoso), onde diversos assuntos relacionados ao ensino regular no município estarão sendo debatidos. 

“A educação municipal tem sofrido constantes mudanças, tanto na área de ensino como nos planos administrativos, onde novos profissionais da área começam a aparecer, e isso tem sido bastante discutidos pelas classes, e claro que o município de Santana também vem acompanhando esse progresso educacional”, declarou o prefeito Robson Rocha, durante a cerimonia de Abertura do seminário. 

Capacitação
Na ocasião, Robson Rocha comentou sobre os pontos positivos que vem sendo visto os profissionais voltados para a educação no município, onde parceria institucionais estão sendo formalizadas com o Poder Municipal, objetivando capacitar inúmeros educadores e gestores escolares de Santana. 

“Sabemos o quanto é importante o papel do educador para a nossa sociedade, e com isso nos preocupamos em valoriza-lo através de cursos e capacitações, o que o faz mais otimista diante dos desafios que atravessa”, ressaltou o prefeito santanense. 

Recentemente, a Prefeitura de Santana fechou um convênio com o Sebrae/AP onde dois cursos voltados para as áreas da educação e de relações públicas foram oferecidos para os servidores do município, que compareceram maciçamente nos cursos. 

Aproveitando a abertura do evento, o prefeito fez a entrega simbólica de três (03) certificados para os servidores municipais que participaram desses cursos, sendo que o restantes dos certificados estarão sendo entregues no decorrer da semana do seminário que, além de palestras, apresentará oficinas e apresentações culturais, contendo avaliação processual com seus participantes. 

“Não se trata apenas de um seminário, mas sim, de um encontro de ideias que tornamos produtivas”, finalizou Antônia. 

Ascom/Prefeitura de Santana

Comentários