Apresentando índices positivos, CREAS ganha novas instalações

Considerada uma das importantes entidades que trabalha em prol do bem-estar moral e social de inúmeros jovens em risco de vulnerabilidade, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município de Santana vem demonstrando uma importante participação à frente de casos que envolvem o caráter dos menos favorecidos. 

Responsável por atuar no atendimento prioritário de crianças e adolescentes vitimadas por ações fisicamente criminosas (como abuso, violência e exploração sexual), o CREAS/STN assume o papel de trabalhar com medidas socioeducativas com tais jovens em sua maioria na faixa etária entre 11 e 17 anos – que são encaminhados por órgãos sociais e jurídicos ligados ao interesse protetor dessa classe, buscando enfaticamente recupera-los dos riscos que lhes são colocados. 

Secretária Socorro Sandim
“Recebemos diversos casos que são toda semana encaminhados pela justiça ou pelo Conselho Tutelar, descrevendo algum tipo de crime contra o menor, é nessa hora que o Creas se prontifica de atuar na situação”, descreveu Socorro Sandin, titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Santana, durante cerimônia ocorrida nesta quarta-feira (27/04), onde foi entregue as novas instalações do Creas, agora localizado na Vila Amazonas. 

Segundo Socorro, o Centro vinha funcionando anteriormente em locais inapropriados, que já não suportavam mais a demanda de cursos e serviços oferecidos pelo referido órgão. 

“Quando assumimos o Centro em 2013, houve vários questionamentos dos funcionários sobre o local onde estavam lotados. Providenciamos um novo lugar (que foi no Centro Açucena), mas que não oferecia muita segurança”, relembra a secretária, que ainda chegou a alugar outro local para manter o Centro em funcionamento, mas que não supriu com a eficiência acumulada de serviços e atendimentos ofertados pelo Centro. 

“Independente do espaço que usávamos, não deixávamos de atender qualquer situação. Mas a partir de hoje nos acentuaremos com mais vontade de mostrar disposição nesse novo local”, festejou Maria José, diretora do Creas/STN, que também reconheceu a preocupação da atual gestão municipal em melhorar as condições públicas em relação ao Centro. “Se antes os funcionários já trabalhavam com vontade, agora se sentem mais valorizados estando em novo local”. 

Novas instalações do Creas fica na Vila Amazonas.
Localizado na Rua D-6, na Vila Amazonas (atrás do Centro de Ensino “Balão Mágico”), as novas instalações do Creas vem mantendo os serviços de assistente social, atendimento psicológico, atendimento psicopedagogo, além das reuniões periódicas entre os órgãos ligados à assistência da família e da criança/adolescente, juntamente com a comunidade em geral. 

“Dedicamos além dos nossos limites, que é onde vemos os bons resultados que nossa ajuda se transforma”, destacou a diretora do Creas. 

Projetos Sociais
Entre os variados projetos sociais desenvolvidos no Creas, está o “Círculos Restaurativos”, diretamente focado para as famílias imersas em situações de conflitos. 

No projeto – que conta com o apoio direto do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Prefeitura de Santana (através da Semasc) e instituições da Rede de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica – se busca formas de implementar moralmente o convívio desses membros, direcionando o jovem (ou adolescente) para tomar caminhos mais proveitosos visivelmente satisfatórios dentro da sociedade. 

“Muitos jovens que já passaram pelos nossos atendimentos estão hoje no quadro público do Estado, da Polícia Militar, do Exército, e até participam de outros projetos sociais para repassarem aos jovens o que aprenderam conosco”, pontuou Socorro. 

Outros órgãos que também integram o grupo de parceiros inclui o Conselho Tutelar, delegacias, varas e juizados especializados, e conselhos de direitos da criança e do adolescente, considerado pela legislação como entidades voltadas para o amparo e a proteção a esses jovens e suas famílias. 

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Santana

Comentários

  1. Parabéns Santana. Esse equipamento é de suma importância para a sociedade em geral.

    ResponderExcluir

Postar um comentário