O talento do “Garoto do Porto”

Quem imaginou que aquele menino, com seus 10 anos de idade, que estudava o Ensino Fundamental na Escola Estadual Francisco Walcir, no município de Santana, se tornaria um dos maiores comunicadores expressivos da atualidade em nosso Estado? 

A cautela com que observa e divulga os fatos ao seu redor começou a dar os primeiros na vida do jovem Fernando Quintela dos Santos no ensino primário, nas conhecidas “rodas de amigos” de escola. 

“Meus colegas já sabiam que eu pegava a caneta (fingindo ser um microfone) e saía entrevistando todo mundo na escola, era uma coisa que parecia prevista na minha vida”, conta o comunicador. 

Para a época, os meios de comunicação eram rígidos com relação à entrada de novos profissionais no mercado, mas sua vontade não se dobrou perante esses desafios. 

Como o seu genitor era proprietário de equipamentos utilizados em eventos festivos (som), se envolvia constantemente nos acontecimentos da modesta cidade de Santana, o que lhe proporcionou está perto dos estúdios de TV, já que havia apenas uma emissora de televisão na cidade (a TV Santana, Canal-42). 

“Assistia a programação local e percebi que essas audiências eram altas e imaginava se um dia chegaria até ali. Para mim, tudo teve um esforço”, explica Fernando. 

E foi exatamente em um programa local, exibido em 2009 todas as tardes pela TV Santana (Canal-42) que viria a denominada “chance de ouro”, porém, galgando gradativamente por outras funções que um profissional para iniciar. 

De cinegrafista a repórter
Como toda carreira televisiva, os passos são dados de maneira hierárquica, sendo saltados a partir do momento em que o esforço é mantido. Para Fernando Santos não foi diferente. 

O jovem – com pouco mais de 22 anos – foi nomeado para ser o cinegrafista externo de programa de entretenimentos daquela emissora santanense, onde o repórter era um dos sócios da programação da TV. 

“Certo dia, criei coragem e conversei com um dos sócios do programa sobre minha vontade de ser repórter, daí eles me deram a chance que eu esperava e não fiz feio”, relembra Fernando, que descreveu que sua 1ª reportagem foi de caráter policial (o furto de bicicletas na cidade). 

Ao notarem sua capacidade, a diretoria da emissora decidiu contrata-lo para a equipe de jornalismo, onde os passos somente se alinharam diante da sua dedicação pessoal, saindo das reportagens e chegando até mesmo ao topo de apresentar o próprio telejornal diariamente da emissora. 

“Aquele foi um momento sublime na minha vida, que hoje me enriquece pelo profissional que sou e procuro ser todos os dias”, enfatiza Fernando, que ficou à frente da apresentação de todos os programas produzidos pela TV Santana Canal-42 (programas como Jornal-42, Giro-42, Santana em Pauta) no período de quase dois anos em que ali trabalhou. 

Destaques nacionais
Durante um período em que precisou deixar a TV santanense – pois tinha o objetivo de investir em um projeto independente – Fernando foi convidado por outro amigo-confrade que seria incumbido de leva-lo para as telas da TV na capital. O amigo era o jornalista Anderson Farias. 

“Ele (Anderson) me falou sobre uma nova roupagem que estavam fazendo na TV Record de Macapá e me convidou para fazer um teste. Fui lá e passei, daí vieram novas experiências”, considerou o comunicador, lembrando que a chefe de Jornalismo da emissora era Sandriele Palmerim. 

Em sua passagem pela TV Record Macapá, noticiou diversos acontecimentos do nosso cotidiano, muitas dessas matérias – nm total de quatro – chegaram a ser exibidas em rede nacional, através dos telejornais “Cidade Alerta” e “Jornal da Record”

Entre suas grandes reportagens, está o incêndio em várias embarcações no distrito do Matapí-mirim, em Santana (em 2014), e o assalto numa panificadora no bairro Santa Rita, em Macapá, que terminou em funcionários-reféns dos assaltantes (em 2014). 

Um novo projeto
Com quase uma década no ramo da comunicação, Fernando Santos segue novos planos para o futuro, dessa vez com investimentos a chamada “comunicação publicitária”, onde o público vem considerando mais ativo para comercializar e simultaneamente se entreter. 

Deixando a TV na capital, retorna para a cidade portuária, subestimando novamente sua capacidade, e agora focado para os telespectadores locais com o objetivo de garantir uma programação com a “cara do povo santanense”. 

“O nosso povo carece de uma programação nova e mais dinâmica. Isso que pretendo mostrar para o público”, garante Fernando, que esta semana estréia seu novo programa de TV. 

Com o título “Concentração na TV”, o programa tratara de diversos temas que vão de saúde à cultura, passando por entretenimentos noturnos e curiosidades locais e regionais, assim como também terá apresentações musicais e reportagens versáteis. 

Com estréia marcada para esta quarta-feira (30), terá a participação de artistas locais como Ângelo Rodrigo e Aline Miele. 

“O público vai perceber que somos diferentes dos outros programas, e essa que vai ser a nossa marca”, finalizou Fernando.

Comentários

  1. Sucesso Fernando! Vc merece. Quem conhece Sua história. Com certeza, sabe do seu potencial. Siga confiante! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Meu grande amigo Fernandinho, aquele menininho que chegava em frente a casa da vovó, usando a mão como microfone, p nos entrevistar, ou quando brincava tocando junto com os meninos na banda de quintal, desde então ja sabia que irias alto, você vai mais alto ainda... Meus parabéns pelo sucesso, estou muito feliz por suas conquistas!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário