Cooperação entre Judiciário amapaense e Ministério Público garante atividades restaurativas dentro de escolas públicas

O Judiciário amapaense e o Ministério Público do Amapá vem capacitando professores e alunos de escolas públicas do município de Santana para atuarem como facilitadores e apoiadores de atividades restaurativas e de prevenção de conflitos dentro do ambiente escolar. 

Nesta segunda etapa do curso “Círculos Restaurativos”, professores e alunos da Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva (do distrito de Ilha de Santana) e da Escola Municipal Piauí (do Igarapé da Fortaleza) participaram do evento que tem o objetivo de propiciar um espaço de diálogo dentro da escola para lidar com conflitos e sua resolução consensuada. 

O projeto Círculos Restaurativos é uma prática que pode ser aplicada em diversas áreas, inclusive em casa, nas relações intrafamiliares, na prevenção de casos onde a situação de violência ocorre com frequência; no local de trabalho e também no âmbito escolar. 

Todo esse esforço é resultado de cooperação firmada entre a Justiça do Amapá e o Ministério Público para a implantação do programa. “Essa parceria tem sido bastante produtiva, sobretudo com a disseminação da cultura de paz por meio desse instrumento chamado círculos restaurativos”, exalta a promotora de Justiça, Silva Canela.

Comentários