Detectado focos da Dengue em Santana

Moradores estariam deixando que lixo
domiciliar se acumule nas ruas do bairro.
Técnicos da Prefeitura, com apoio de vários órgãos civis e militares do município estiveram na manhã dessa quinta-feira (18) efetuando um intenso serviço inspeção pública e serviços domiciliares por diversos bairros de Santana, com o objetivo de constatar possíveis casos de focos do Aedes Aegypti (conhecido como mosquito-transmissor da Dengue) e orientar a população das formas de eliminar e combater os criadouros desse mosquito. 

A ação faz parte do Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti (Campanha Nacional lançada no último sábado, 13), onde cerca de 100 profissionais da saúde do município – entre agentes de endemias e inspetores da Vigilância Sanitária – receberam ainda a participação da Marinha Brasileira e do Corpo de Bombeiros da cidade, onde detectaram os primeiros focos do mosquito da Dengue em locais insalubres do bairro Paraíso. 

Um dos locais seria na verdade um terreno urbano desapropriado, onde diversos recipientes de plásticos se encontravam com acúmulo de água parada, contribuindo na formação desses focos. 

Segundo o aposentado Francisco Colares, que reside nas proximidades do terreno inspecionado, a área em questão já havia sido anteriormente notificada pelas autoridades municipais sobre a situação degradante em se encontra, mas o dono do terreno – que mora na capital Macapá – não teria tomado muita atenção sobre o caso. 

Terrenos vazios são fiscalizados pelos agentes.
“Conversei algumas vezes com o dono do terreno e falei do risco de doenças que pode causar se deixar acumular lixo no local, mas parece que ele não se importou muito com a situação”, disse o aposentado, que ainda questionou sobre a prevenção que deveria tomar outros vizinhos que possui. “Se fosse somente ele que não tivesse essa preocupação, mas tem outros que deixar a desejar aqui no bairro”. 

Outros pontos que chamaram a atenção das equipes foi o excesso de lixos e entulhos encontrados em cantos de vias, muitas vezes causados por moradores, onde pneus velhos e garrafas apresentavam sinais visíveis de focos do mosquito da Dengue. 

“Quando passa o carro do lixo é feito a retirada de vários sacos de lixo para evitar o acúmulo, mas não demora muito já começam a despejam em outros locais, e vão deixando acumular”, continuou o aposentado. 

De acordo com o coordenador dos Agentes de Endemias do município, Zeca Monteiro, a constante visita desses técnicos demonstra a preocupação pública com os inúmeros registros de casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus que vem ocorrendo no país, resultando também em casos de microcefalia em gestantes. 

“Já estávamos atentos a esses casos que agora confirmamos, e graças a Deus ainda não houve casos oficiais dessas doenças pelo município”, citou Zeca Monteiro, que descreveu sobre dois casos de microcefalia registrados na cidade, mas que não tem relação com os focos dessas doenças. 

“O município vem acompanhando o caso de duas mães que tiveram microcefalia, mas que na verdade foi causado pela falta de um pré-natal adequado durante a gestação, o que podemos descartar como consequências da Dengue ou do Zika”, afirmou Zeca. 

Nessa primeira etapa da ação foram visitadas 15.838 imóveis residenciais, distribuídas nos bairros Central, Hospitalidade, Piçarreira, Paraíso e Fonte Nova, onde 144 dessas residências se encontravam fechadas para acesso das equipes.

Comentários