A paciência de depender do transporte público

Se ficar aguardando pelos coletivos intermunicipais (que trafegam na linha Santana-Macapá) é um desafio de paciência e tolerância, imagine aguardar por uma condução pública que circula somente na área urbana do município. 

É nessa questão que diversos usuários esbarram diariamente quando o assunto é este serviço público. Mesmo com dois reajustes na tarifa deste setor, o serviço continua sendo precário para as mais de 10 mil pessoas que utilizam este serviço. 

Para quem reside nos bairros Paraíso, Fonte Nova e Parque das Laranjeiras, a luta se estende pelo fato se haver apenas um ônibus urbano para atender esses e outros bairros adjacentes, num trajeto completo que dura em torno de 40 a 50 minutos. 

E quando esse único coletivo “quebra” durante o trajeto? A dor-de-cabeça parece ficar formada para esses usuários, que recorrem ao meio de transporte intermunicipal, onde o custo da tarifa é 72% maior que a tarifa do transporte urbano. 

De acordo com alguns usuários, é quase que diário o relato de coletivos que apresentam problemas mecânicos, deixando com que seus passageiros sofram transtornos em seus compromissos. 

Por outro lado, a única empresa que explora o serviço de transporte público em Santana se defende de tais alegações, negando que o fato é muito esporádico, e que já existem pretensões de ampliar a frota de veículos no serviço urbano, dependendo apenas da chegada desses novos veículos, previstos ainda para este ano. 

A vendedora ambulante Socorro Neves, de 62 anos, utiliza diariamente o serviço transporte urbano e lamenta o fato de não haver outras empresas de ônibus que poderiam está atuando no município. 

“Se existisse mais outra empresa de ônibus, com certeza teria mais opções para a população”, afirma a vendedora, que comercializa produtos hortifrutigranjeiros na popular feira do Mercado Municipal de Santana, e que por várias vezes precisou se deslocar de sua residência – localizada no bairro Fonte Nova – através dos coletivos intermunicipais, tudo para não perder a pontualidade com o seu negocio e com sua clientela. “Tem pessoas que compram verduras e legumes antes das oito da manhã, e tenho que chegar aqui antes desse horário para garantir um bom produto para esses meus clientes”. 

Assim como a vendedora Socorro Neves, grande parte da população que utiliza (e depende diariamente) do serviço de transporte público espera que um dia este setor ofereça melhores condições aos usuários, já que a demanda de usuários tende a aumentar descontroladamente com o passar do tempo.

Comentários