I Encontro entre MP, Poder e escolas municipais de Santana

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Santana, realizou o I Encontro “MP e as Escolas", nos dias 25 e 26 de janeiro, com a participação de gestores, professores e técnicos de 30 escolas da rede municipal de ensino, buscando estabelecer um espaço de diálogo permanente entre as instituições. 

“O desafio é aproximar as instituições e fortalecer a atuação em defesa das crianças e adolescentes do município de Santana, visando a paz entre a comunidade escolar”, ponderou o promotor de Justiça José Cantuária Barreto. 

Questões relativas a ato infracional, ato indisciplinar e dimensões constitutivas das diversas manifestações de violência ocorridas no espaço escolar foram debatidas, a fim de se buscarem entendimentos do que compete a cada um dos órgãos de proteção dos direitos da criança e do adolescente, no tangente à abordagem desses problemas, bem como para apresentarem novos mecanismos de enfrentamento e resolução de conflitos nas escolas, por meio de Práticas Restaurativas (projeto do MP). 

A juíza Larissa Antunes ressaltou a importância de se fortalecer a rede de proteção: “Cada um tem um papel fundamental para a transformação da realidade da violência observada cotidianamente em diferentes esferas de convivência social. Cada um precisa pensar qual a sua contribuição para a promoção da paz”. 

Destacaram-se no I Encontro as seguintes proposições: adesão ao projeto Escola Restaurativa, do MP-AP; reunião com órgãos de segurança pública para pactuarem ações de prevenção e enfrentamento à violência nas instituições de ensino; articulação com entidades relacionadas à saúde, para atuação no combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas. 

O evento contou com o apoio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude – CAOP IJE, Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do MP e Juizado da Infância.

Comentários

  1. É muito importante que os alunos tenham voz ativa nas decisões que são tomadas na escola, dando opinião e debatendo assuntos para a melhoria do ensino.
    www.mastergeminis.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário