Benefícios sociais garantidos aos moradores do bairro “Fé em Deus”

Secretários municipais debateram as ações que
serão tomadas no bairro Fé em Deus.
Moradores que residem no bairro Fé em Deus, área situada atrás da emissora de rádio Santana FM, puderam acompanhar e questionar na noite desta quinta-feira (28) sobre as ações a serem desenvolvidas pelo Poder Municipal que beneficiarão o bairro nos próximos dias. 

Com a presença de diversos secretários municipais e autoridades civis, foi possível debater com a população do bairro os problemas existentes, relacionados à infraestrutura local e a carência de equipamentos urbanos (escola, posto de saúde, etc). 

Ações
Criado há quase uma década, o bairro possui atualmente cerca de 7 mil famílias, que moram em condições imprecisas de tratamentos por parte do Poder Público, onde a comunidade é obrigada a se deslocada por mais de 1km para receber atendimentos médicos, assistenciais e educacionais. 

De acordo com a secretaria municipal de assistência Social do município, Socorro Sandim, diversas ações públicas já estão sendo realizadas pela prefeitura, sendo que outras medidas também serão tomadas em prol daquele bairro. 

Moradores questionaram sobre os problemas
sociais existentes e tiraram dúvidas das ações.
“Já fizemos diversos cadastros das famílias que são atendidas pelos programas sociais do Governo (Federal) e já fazemos acompanhamentos periódicos da situação social delas, isso nos deixa atentos a todo cuidado que buscamos para garantir que esses beneficiários continuem sendo observados pelo município”, explicou Sandim, que na ocasião justificou para a população sobre as condições públicas que a prefeitura vem atravessando para manter os trabalhos sociais no município. 

“Diversos empecilhos foram colocados nesse período que estamos trabalhando pelo município, mas vários desafios foram vencidos e com certeza derrubaremos várias barreiras para atender o nosso principal alvo, que é a população santanense”, justificou. 

Com os mesmos propósitos pensa a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que já concluiu recentemente o cadastramento das famílias atendidas por visitas domiciliares dos agentes de endemias e que agora receberão novos atendimentos periódicos. 

“Como estamos muito focados nessa questão do combate contra a Dengue, o Zika, e outras doenças, orientamos a comunidade em manterem seus quintais constantemente limpos e evitarem materiais com água parada. Esses e outros tipos de serviços domésticos são repassados pelos agentes em cada visita realizada”, ressaltou Agnaldo Freires, titular da Semsa. 

Agnaldo adiantou que serviços de vacinação e distribuição de produtos sanitários serão intensificados para o bairro, que começará a ser atendidos por diversas ações sociais a partir deste sábado (30). 

“Assim como acontece em outros bairros, daremos um tratamento também especial para o ‘Fé em Deus’, por que sabemos da luta que atravessam por aqui”, reconheceu Agnaldo. 

Infraestrutura
Outros pontos tratados na reunião com a questão dos serviços de terraplanagem e pavimentação asfáltica que serão aplicados no bairro, ainda no início da próxima semana, que também incluirá a limpeza das ruas e travessas do bairro. 

“Ainda este semestre já veremos o bairro ‘Fé em Deus’ praticamente asfaltado”, garantiu o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Resíduos Sólidos (Semdures) Anselmo Brandão, que ainda aconselhou os moradores sobre a retirada dos lixos e entulhos domiciliares que serão recolhidos no bairro. 

Márcia Batista, presidente da Associação de
Moradores do bairro Fé em Deus.
“Se puderem avisar, repassem para seus vizinhos sobre os trabalhos que serão feitos pela prefeitura como forma de garantirmos um serviço mais pontual e eficaz para o bairro”, recomendou Anselmo. 

Questionamentos populares
Na ocasião, o compromisso social formalizado pela equipe de governo municipal abriu espaço para que diversos moradores tirassem dúvidas sobre os procedimentos domiciliares a serem tomados para a ação pública que ocorrerá no sábado (30). 

“A população do bairro se sentiu mais confiante com a visita dos secretários municipais, que demonstram um grande interesse em garantir melhorias não somente para o ‘Fé em Deus’, mas outros bairros de Santana”, elogiou Márcia Batista, presidente da Associação de Moradores daquele bairro, que se emocionou ao reconhecer que vem atuando maciçamente em prol de melhorias para o seu bairro. “Muitos achavam que eu não poderia conseguir realizar um encontro com todos esses secretários, e hoje vemos passos longos já estamos dando e muitos serão dados pelo nosso bairro”. 

O bairro Fé em Deus foi o 2º a ser visitado pela equipe de governo municipal (seguido do Vale das Bênçãos). Outras reuniões comunitárias já estão agendadas para ocorrerem nos próximos dias em vários bairros de Santana.

Comentários