Porto de Santana na mira da rota internacional

Porto das Docas de Santana (CDSA) na rota de
grandes navios e cargueiros.
O cais portuário da Companhia Docas de Santana (CDSA) vem sendo cogitado há vários dias por técnicos da Secretaria Especial de Portos, órgão vinculado Presidência da República, para servir de ponto de embarque e desembarque de navios nacionais e internacionais que trafegam pelo Norte do país. 

O interesse é devido o porto de Barcarena (PA) está interditado desde o início desse mês, por determinação do Ministério Público Federal, quando um cargueiro de bandeira libanesa se envolveu em um grave acidente na estrutura daquele porto paraense, causando danos materiais e ambientais na região. 

Com essa interdição, o Ministério dos Transportes estuda as possibilidades emergenciais de distribuir esse tráfego portuário para os municípios de Santarém (PA) e Santana (AP). 

“Todos sabem que o Porto de Santana está em um ponto estratégico para o país e isso não apenas favorece para o tráfego desses navios, mas também garante um movimento satisfatório para o restante do país”, explicou o prefeito de Santana Robson Rocha, que aguarda um parecer favorável dos órgãos federais sobre a liberação do porto de Santana para o referido tráfego. 

Recentemente a Companhia Docas de Santana (CDSA) teve seu Selo de Inspeção e Qualidade Portuária, renovado pelo Poder Público Federal, sendo assim um dos motivos positivos para sua liberação de acesso portuário. 

“Antes, o porto só dava acesso para navios e cargueiros que efetuassem até 50 mil toneladas de produtos. E hoje temos uma estrutura que concede o embarque de navios que deixam o porto com até 70 mil toneladas”, disse Eider Pena, presidente da CDSA. 

PDZ do Porto de Santana
Na quinta-feira passada (15/10), o prefeito de Santana Robson Rocha, acompanhado do presidente da CDSA Eider Pena, do secretário municipal de gestão governamental Alberto Góes, e dos deputados federais Nilson Cabuçu e André Abdon, foram recebidos pelo Ministro da Pesca e Aquicultura Helder Barbalho, em Brasília (DF). 

Durante o encontro – que aconteceu na Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República – foram pautadas diversas ações necessárias à ampliação do calado do canal de acesso da Barra Norte do Rio Amazonas, a aprovação do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santana e a questão do Terminal de Embarque de Minérios da empresa Zamin Ferrous, sendo que este sofreu danos em março de 2013. 

Numa 1ª reunião, o ministro Helder convocou sua equipe para já dar andamento aos assuntos em pauta o que provocou desdobramentos céleres. E já em outra reunião com as equipes técnicas do Ministério da Pesca, foi assinado uma Portaria Ministerial, homologando o PDZ do Porto de Santana. 

Ainda este mês haverá a visita de uma equipe de técnicos do Ministério da Pesca ao município de Santana para tratar desses assuntos com a equipe da Prefeitura e da CDSA.

Comentários