“Mesmo doente, meu pai não se acovardou”

Raimundo Coutinho Nobre (1942-2015)
Nas palavras ditas por um dos filhos de Raimundo Coutinho Nobre foi possível que dezenas de pessoas – que estavam presentes no plenário da Câmara de Vereadores de Santana na noite de ontem (24/09) – entendessem a luta implacável que este pioneiro santanense se manteve por meses diante de uma doença que, na qual, ele enfrentou sem demonstrar medo e fraqueza para seus familiares e centenas de amigos que formou em mais de quatro décadas que contribuiu socialmente para o município. 

Vitimado por um câncer no estômago, Raimundo Nobre faleceu no último dia 14 de setembro, deixando um legado positivo que se expressa em meio ao pioneirismo municipal e uma sucessão familiar de quatro bons frutos que são bastante reconhecidos pela sociedade amapaense, entre eles, dois que se destacam no âmbito assistencial e esportivo de Santana: trata-se dos irmãos Cristiany e Ronildo Nobre. 

A primeira, que exerce a função pública de conselheira tutelar no município de Santana, trabalha diariamente com situações relacionadas à criança e ao adolescente, garantindo a integridade física e moral dessa classe. Uma área que exige além de tempo e paciência, um amor espontâneo pelo ofício, algo que Cristiany Nobre adquiriu de maneira paterna. 

“Meu pai foi um espelho em casa e fora dela. Foi ele que nos passou tudo que somos hoje para Santana”, disse Cristiany, que acompanhou por vários meses a luta do pai com a doença, mas sempre demonstrando otimismo durante o quadro clínico. “Passamos quatro (04) meses dentro de um hospital com ele, mas o nosso principal conforto vinha das palavras que ele nos passava todo dia”. 

Um cidadão forte
Assim como Cristiany, o irmão Ronildo Nobre é também bastante conhecido e respeitado em Santana. Incentivador esportivo, mantém uma academia de judô na cidade, que já formou (e forma) diversos talentos para o esporte nacional e mundial. 

Ronildo foi quem representou a família Nobre durante as homenagens feitas pelo legislativo santanense na noite desta quinta-feira (24). Na tribuna da Câmara Municipal, Ronildo contou aos presentes sobre a convivência familiar e social de seu genitor, principalmente no período em que adquiriu a enfermidade. 

Família de Raimundo Nobre foi homenageada
pelo Legislativo santanense.
“Em momento algum meu pai perdeu a fé ou fraquejou. Era ele que nos mantinha forte e unidos. Mesmo bastante debilitado e doente, ele não se acovardou com nada”, expressou Ronildo Nobre. 

Reconhecimento
A contribuição social de Raimundo Nobre mereceu um reconhecimento público através de um pedido legislativo feito pelo vereador José Roberto (PT), que encaminhou uma Moção de Pesar à sua família. 

“Seria uma ingratidão do município se não reconhecesse a participação desse cidadão sobre tudo que nos deixou de bom, com trabalhos que os filhos com certeza irão manter”, disse o vereador Ronilson Barriga, que participou da pauta de homenagens. 

Casado com há 48 anos com Raimunda Coutinho, Raimundo também trabalhou em empresas pioneiras de Santana como a Brumasa e a Leal Santos (no Distrito Industrial).

Comentários

Postar um comentário