Livro biográfico homenageia família pioneira de Santana

Cléo Farias, autor da obra.
Segundo a própria história recente do Amapá, é impossível lembrar dos primórdios do surgimento urbano do município de Santana se não citarmos o nome (e sobrenome) de diversas famílias que fixaram suas residências em algum lugar da nossa cidade portuária, e que de maneira humilde e batalhadora, contribuíram de inúmeras formas em prol do desenvolvimento social e até do progresso econômico nessa região. 

Entre esses pioneiros – que para cá vieram no início da década de 1950 – destaca-se a família Trevisani, chefiada pelo icomiano Antônio Trevisani. 

Mesmo nascido em outro Estado brasileiro (natural de Colatina-ES), Antônio Trevisani veio com a família (esposa e mais três filhos) para o então Território Federal do Amapá a convite da Indústria e Comércio de Minérios Ltda (ICOMI), onde exerceu diversas funções técnicas e operacionais na mineradora que estava responsável de explorar o minério de manganês em contrato de 50 anos. 

“O livro registra bem mais do que a vinda da família Trevisani para o Amapá. Remonta informações dos Trevisani desde a saída deles da Europa para o Brasil, são registros nunca passados para outras pessoas pela própria família”, conta Cléo Farias, autor do livro A Saga Trevisani, que se interessou pelas informações referentes à família Trevisani quando estava preparando outro livro. 

“Colhia material para me empenhar na trajetória de alguns jogadores que fizeram história no futebol amapaense nas décadas de 1940 e 1950, foi quando entrei em contato com os irmãos Trevisani para que me passasse os seus históricos no futebol local e me surpreendi com tanta que acabei descobrindo com o passar do tempo, daí me veio essa vontade de levar toda essa trajetória da família Trevisani a se resumir em um livro”, falou. 

Cléo Farias é um escritor bastante conhecido e respeitado na Literatura Amapaense, autor de outras obras como O Dicionário Amapês e diversos livros poéticos, este foi o primeiro desafio profissional de Cléo que também na área jurídica do Estado. 

“Foram três anos de intensas pesquisas e recolhendo informações sobre essa família e suas participações no futebol da nossa terra”, detalhou. 

Segundo o autor, a obra contém diversas fotos históricas dos aspectos de Macapá e Santana nas décadas de 1960 e 1970, assim como também alguns registros marcantes da atuação esportiva dos irmãos Trevisani – conhecidos no meio futebolístico do Amapá como Antônio “Galo” e Mauro “Nego”. 

Obra registra a vinda da família Trevisani
para o Brasil e para o Amapá.
Como o patriarca da família Trevisani era funcionário da ICOMI, foi também um dos fundadores do Santana Esporte Clube, agremiação que era patrocinada pela mineradora, e onde seus filhos chegaram a ser considerados os artilheiros desse clube que ficou regionalmente conhecido como o “Canário Milionário”. Fato estes que foram detalhadamente publicados na obra, que já chegou a ser anteriormente revisada pelos herdeiros da família Trevisani. 

“O irmãos Trevisani (Antônio, Mauro e Dulcinéa) me ligaram me ligaram dizendo que ficaram muito emocionados com a obra, como se fosse um registro de alguém que esteve ao lado deles durante a vida toda. Isso nos engrandece quando concluímos um trabalho desse tipo”, expressou Cléo, que fez desse desafio, uma memorável obra para as futuras gerações. “Busquei fazer desse livro um trabalho que você somente larga quando acaba de ler até a última página”. 

Lançamento
Com mais de 120 páginas, o livro A Saga Trevisani será lançada nesta sexta-feira (25/09) em marcante evento que acontecerá no município de Santana, na Vila Amazonas. 

Na ocasião estará também sendo realizado um baile dançante para comemorar o “Jubileu de Diamante” do Santana Esporte Clube que completa seus 60 anos de existência nesse mesmo dia (25).

Comentários