Imóveis de múltiplos andares começam a surgir na cidade portuária

Prédios com vários andares vão surgindo na área
urbana de Santana.
Até o início deste século, era comum vermos na cidade de Santana apenas pequenas edificações que se erguiam com no máximo dois andares (o térreo e mais um andar superior). 

Os chamados “arranha-céu” ainda não estavam nos planos de investimentos de grupos imobiliários existentes no Amapá, mas já havia um prédio chamativo que estava sendo construído no bairro Santa Rita, que levaria mais de uma década para ser concluído, mas se tornaria um marco na construção civil para o Estado. 

Vendo que os acessos urbanos podem se tornar limitados com o passar do tempo, os proprietários de alguns lotes – em sua maioria, localizados em bairros nobres como Centro, Nova Brasília e Paraíso – passaram a acreditar no ramo da locação imobiliária, tanto residencial como comercial. 

O fato vai sendo claramente observado pelo surgimento de prédios que vão se levantando em vias constantemente movimentadas da cidade. 

Um desses prédios de pequeno porte vem sendo erguido no bairro Paraíso, que servirá como local do tipo “multiuso”, ou seja, seu proprietário pretende montar galerias de portas que serão posteriormente alocadas como pontos comerciais na parte térrea, sendo que nos outros andares superiores (dois andares estão em construção) servirão como moradias. 

“O comércio de aluguel nunca acaba, a todo momento tem gente querendo morar em algum lugar. É um dinheiro que é garantido”, disse o professor Arinelson Vieira, que reside nas proximidades do prédio que está sendo construído no bairro Paraíso. 

O próprio Arinelson disse que já está planejando seguir esse mesmo ramo de investimentos em locação. “Tenho um terreno no (bairro) Novo Horizonte e venho querendo realizar esse plano de investir em imóveis de aluguel, só estou esperando um dinheiro que receberei e vou aplicar esse capital nessa área”. 

Outra construção predial – esta existente há mais de uma década – está no cruzamento da Rua Getúlio Vargas com a Avenida Santana, que pertence a um conhecido empresário da construção civil da cidade. A área térrea está cedida para uma entidade evangélica (Igreja Evangélica), enquanto que os outros andares servem para moradia familiar do referido empresário. 

“Ele (o empresário) soube como distribuir os quartos e salas nos três andares do seu prédio, isso mostra que ele tem visão de aproveitamento do espaço do terreno”, elogiou Geane Almeida, que é vizinha do referido empresário, se referindo ao prédio ter sido construído em uma área pequena, mas bem localizada. “Se boa parte dos prédios que vão aparecendo em Santana forem seguir esse modelo, teremos um visual urbanístico mais agradável”. 

Porém, uma edificação que já vem sendo vista por várias pessoas que frequentam diariamente o centro comercial de Santana está localizada na própria Avenida Santana, quase de esquina com a Rua Cláudio Lúcio Monteiro. 

Contendo cinco (05) blocos de andares, o prédio pertence a outro conhecido empreendedor santanense do comércio varejista, e abrigará lojas de diversas áreas, e nos demais andares, serão adaptados para servirem de apartamentos de “multiuso” – para famílias e possíveis locações comerciais. 

Já existem prédios com até cinco andares sendo
construído no Centro da cidade.
“Mesmo com essa crise que afeta o país, a intenção dos algumas pessoas em querer buscar formas de ganhar dinheiro em grandes prédios não se afasta da cabeça. Até por que eles sabem que depois da tempestade vem a abonança”, relatou o contador Célio Penantes, que efetua os valores de contas emitidas por um desses empresários que estão investindo na construção civil em Santana. 

Novas Obras
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Santana (Semif), não existe um número oficial dos imóveis que vão sendo construídos com blocos superiores (andares), nos indicando que tal obrigatoriedade corresponde aos órgãos fiscalizadores. 

O blog procurou a Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia (CREA/AP) em Santana, onde a inspetora Marléia informou que o tal órgão somente desenvolve trabalhos que identifiquem a atuação dos profissionais nas citadas construções civis (como engenheiros arquitetos), e que a competência se deve diretamente ao Poder Municipal. 

Através de Nota emitida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Santana, já existem mais de 30 edificações – algumas concluídas e outras em andamento – espalhadas pela área urbana do município, e que a tendência (possivelmente) com o tempo, é elevar mais ainda esse número de imóveis.

Comentários