Círio de Nazaré em Santana completa 50 anos

Iniciou ontem (27/09) a programação oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no município de Santana, que este completa cinco décadas de tradições, peregrinações, ladainhas, procissões e arraial. 

Segundo a coordenação do evento, a tradicional procissão da Imagem Santa seguirá neste final de semana, deixando a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro dos Remédios, seguindo em caminhada até a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Centro da cidade. 

“Acredito que mais de 30 mil pessoas estarão participando dessa procissão”, calcula o padre Cláudio Gomes, que coordena o evento. 

De acordo com o padre, o Círio em Santana é anualmente realizado 3º domingo do mês de outubro, para não coincidir com a mesma data realizada em Macapá e em Belém (PA), ou seja, no 2º domingo de outubro. 

Círio de Nazaré em Santana completa 50 anos
Porém, este ano, as festividades tiveram início no dia 27 de setembro (ontem) com uma Santa Missa Solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, continuando com a programação até o final de semana. 

Círio em sua 50ª edição
O primeiro Círio realizado em Santana aconteceu na manhã do 09 de outubro de 1965, contando com a participação de moradores dos dois maiores núcleos urbanos que existiam na época: Vila Maia e Vila Amazonas (esta mantida por funcionários da ICOMI). 

Na ocasião, ocorreu o translado da Imagem da Virgem de Nazaré, saindo na pequena Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sendo levada em caminhada até a igreja de Nossa Senhora de Fátima (na Vila Maia). Naquele mesmo dia, à noite, também aconteceu o 1º arraial nas duas vilas. 

Somente a partir do ano seguinte (1966) que o evento passou a ter maior atenção da Prelazia de Macapá, sob o comando do Dom José Maritano, que concedeu uma imagem nova para os devotos santanenses.

Comentários