O trio de “Chalés” que encanta e desperta curiosidades em Santana

Moradia no estilo "chalé" chamam curiosidade de
diversas pessoas que passam pelo local.
Aqueles usuários (pedestres ou condutores em veículos) que trafegam diariamente pela Rodovia Salvador Diniz – tanto indo para o distrito do Igarapé da Fortaleza, ou retornando – não deixam de olhar de forma curiosa para um terreno localizado na beira desta rodovia, onde nele estão construída três (03) edificações em formato de “chalés”, todas seguindo o mesmo padrão arquitetônico e o mesmo estilo de pintura. 

Há quem dissesse que essas moradias seguem um estilo regional que é bastante visto no sul do país. 

“Parece que o dono (dos “chalés”) nasceu ou morava no sul do país e decidiu construir algumas casinhas aqui no Amapá para matar a saudade da sua terra natal”, assim pressupõe a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo Elisângela Rodrigues, que passa diariamente de ônibus pelo local, e não contém a atenção de observar aquelas edificações. 

Porém, os motivos do surgimento dessas excêntricas moradias em Santana vieram de maneira indenizatória, assim nos contou a proprietária dos imóveis, a servidora Ilma dos Santos. 

“Como eu tinha uma sociedade com outra pessoa, onde mantínhamos uma empresa de construção civil, desfizemos a firma e essas casas ficaram pra mim como a parte do acordo”, disse. 

Segundo Ilma, sua ex-sócia gostava de casas com estilo colonial e diferente daquelas que são geralmente construídas no Norte do Brasil, e isso teria motivado a mesma a construir o primeiro “chalé” naquele local há quase duas décadas atrás. “Como ela gostava de descansar em um lugar mais arejado e ventilado, fez uma casa como local de descanso nos finais de semana e depois levantou outras duas para seguir o mesmo padrão no mesmo terreno”. 

Acomodações
Quem observa pelo lado externo, acha que os “chalés” são pequenos para servirem como moradia familiar. Puro engano. 

Distribuídos em 24m² (sendo 4m de largura e 6m de comprimento) em cada casebre construído, as moradias possuem os sistemas derivados de água e energia elétrica, assim como banheiros próprios e rede coletora sanitária, havendo até instalações condicionais para centrais de ar (de até 7.500 BTU’s monofásica). 

“Elas (as moradias) são mais adaptadas para casais que ainda não tem filhos e estejam iniciando o relacionamento, até por que o espaço é adequado para uma família pequena. Mas em compensação é bem ventilado para quem gosta de descansar”, disse dona Ilma. 

Localizadas no cruzamento da Travessa 19 do bairro Provedor I, dois desses três “chalés” estão para aluguel de pessoas interessadas, bastando apenas entrar em contato com a proprietária pelo celular 99156-7826. O valor do aluguel fica em torno de R$ 350 mensais, com custo extra no consumo de energia elétrica.

Comentários